Quinta-feira, 20 de junho de 2024
Economia

IPCA chega a 0,56% em dezembro e encerra ano com alta de 4,62%

Grupo que registrou maior aumento foi alimentação e bebidas com 1,11%

Brasil, 11/01/2024 10h23 | Por: Redação | Fonte: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil/SCTodoDia

O índice de inflação no país encerrou 2023 dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, atingindo 4,62%, com uma variação de 0,56% em dezembro, conforme dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todos os nove grupos de produtos e serviços analisados apresentaram aumento no último mês do ano.

O grupo de alimentação e bebidas teve a maior alta, impulsionado pelos aumentos nos preços de batata-inglesa, feijão-carioca, arroz e frutas, enquanto o leite longa vida registrou redução. O grupo de transportes contribuiu significativamente para o índice geral, com as passagens aéreas continuando a subir, embora todos os combustíveis pesquisados tenham tido deflação, principalmente a gasolina, que influenciou o resultado geral.

Outros grupos, como habitação, com destaque para energia elétrica residencial, taxa de água e esgoto, e gás encanado, além de artigos de residência, vestuário, despesas pessoais, saúde e cuidados pessoais, educação e comunicação, também contribuíram para a variação do IPCA em dezembro. O prazo para a solicitação de renegociação de dívidas do Fies se estende até 31 de maio de 2024.

publicidade

INPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) registrou alta de 0,55% em dezembro, acima do resultado do mês anterior (0,10%). O índice acumulou aumento de 3,71% no ano, abaixo do registrado no ano anterior (5,93%). No acumulado de 2023, houve alta de 0,33% nos produtos alimentícios e de 4,83% nos não alimentícios. “O resultado acumulado do ano do INPC ficou abaixo do IPCA principalmente por conta do maior peso que o grupo alimentação e bebidas tem dentro da cesta”, explicou o pesquisador.

Em dezembro do ano passado, os preços dos produtos alimentícios aceleraram (de 0,57% para 1,20%). Os não alimentícios também registraram variações maiores (0,35% em dezembro contra -0,05% no mês anterior).

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.