Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Economia

Pesquisa aponta que setores como alimentação e vestuário devem liderar abertura de vagas temporárias

O estudo aconteceu entre 28 de outubro a 4 de novembro, com a participação de 521 empresas do comércio e serviços em cidades como Criciúma, Laguna, Itajaí, Imbituba, Joinville, Florianópolis, Balneário Camboriú e outras.

20/11/2021 11h30 | Por: Redação | Fonte: Fecomércio
Foto: Divulgação/Fecomércio

A procura por trabalhos temporários para atender a demanda extra no comércio, que deve funcionar em horário especial no final de ano na maioria dos municípios catarinenses, cresce com a proximidade das festas e da temporada de verão. De acordo com a pesquisa Trabalho temporário – Temporada Verão 2022, realizada pela Fecomércio SC em onze cidades, os setores que mais devem abrir vagas devem ser os de alimentação (60%), alojamento (52%) e vestuários, calçados e acessórios (48%).

Setores como móveis/decoração (17%) e farmácia (11%), que foram menos impactados na pandemia ou que já recuperaram suas perdas no mercado de trabalho, tendem a não ampliar seu número de funcionários. Em 2021, o acumulado do segmento de farmácia criou 1.386 postos e lidera a abertura de novas vagas entre as 221 atividades do comércio. O comércio varejista de móveis apresenta cenário parecido e gerou 544 postos de trabalho no acumulado do ano.

publicidade

Em relação a expectativa dos empresários, a maioria deles estão otimistas, com 90% acreditando que o faturamento será maior do que na temporada passada, e mais da metade, 54,1% afirmando que não pretendem contratar, enquanto 32,6% dizendo ao contrário, que esperam expandir seus quadros de funcionários neste final de ano as diferenças nas respostas podem estar relacionadas às incertezas da atual conjuntura econômica.

Entre as empresas que pretendem ampliar o número de funcionários, 58% afirmaram que vão contratar mais (27,1%) ou igual (24,1%) e apenas 7,1% menos. Percentual expressivo (34,1%) não havia contratado no ano passado. Segundo a pesquisa ainda, as contratações devem ser realizadas em novembro (54%) e dezembro (37%), a qual também mostra que os dados apontam que a chance de efetivação após o fim do contrato é grande, visto que 65,3% sinalizaram que podem manter o trabalhador na empresa.

 

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.