Sexta-feira, 12 de julho de 2024
Economia

Pix por aproximação deve ser lançado em 2025

A função também contribuirá no compartilhamento de dados entre as instituições financeiras

04/07/2024 17h41 | Por: Vinícius Barbosa | Fonte: Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A partir de fevereiro de 2025, os correntistas terão uma nova funcionalidade, o Pix por aproximação. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (04) pelo Banco Central (BC). A autoridade monetária e o Conselho Monetário Nacional (CMN) criaram novas regras para a ampliação do open finance, compartilhamento de dados entre as instituições financeiras, e a permissão da modalidade.

Através do Pix por aproximação, o correntista terá a possibilidade de fazer a transferência sem sair do ambiente de compras on-line e ir para o aplicativo do banco. Para que a funcionalidade seja implantada, existe uma governança definitiva para o compartilhamento de dados entre as instituições.

No final de julho, as normas mais detalhadas sobre o tema serão publicadas pelo Banco Central. Após isso, as instruções serão repassadas para as instituições financeiras e também será definida a responsabilidade delas no novo recurso. Os testes devem ser iniciados em novembro e o serviço deve ser lançado em fevereiro de 2025.

publicidade

Confira o cronograma anunciado pelo BC:

  • 31 de julho de 2024: regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR), nome formal do Pix por aproximação;
  • 14 de novembro de 2024: início dos testes pelas instituições financeiras, para garantir a segurança da funcionalidade;
  • 28 de fevereiro de 2025: lançamento do produto para a população.

As novas regras do open finance têm o objetivo de diminuir etapas nos pagamentos on-line. Para isso, deve ser oferecido o Pix nas carteiras digitais, instituições financeiras onde o cliente realiza o depósito de quantias para a realização de pagamentos on-line.

De acordo com o Banco Central, essa mudança trará uma ampliação de 75% para 95% na base de clientes que terão a opção de compartilhar seus dados entre as instituições. O cliente com carteiras digitais deve se cadastrar em uma instituição inscrita no open finance e habilitar a função de Pix nas carteiras digitais.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.