Com mais de três mil empregados no Setor Moveleiro, a Amurel registra boa performance na área. Oportunidade para formação de novos profissionais, o curso de Qualificação Profissional em Montador de Móveis teve início nesta semana.
Coordenado através do Sindicato da Indústria da Madeira, o setor moveleiro e madeireiro da Amurel vem apresentando, nos últimos anos, bons resultados, com números expressivos de estabelecimentos e novos empregos. De acordo com Valmir Cabral, gerente de Operações do Sesi Senai, apenas na região são 438, totalizando mais de três mil pessoas empregadas.
A maior parte desses registros estão, principalmente, em Braço do Norte e Tubarão. "A maioria das empresas ainda são microempresas, algumas pequenas e poucas grandes. Mas o conjunto faz com que a região seja considerada um polo moveleiro que faz, de fato, um trabalho muito bacana. Além disso, quando a gente fala sobre empregabilidade, o setor tem um saldo positivo nos últimos 12 meses de 445 vagas geradas", destaca.
Diante da relevância dos números, Valmir diz que fica claro que a oferta de cursos de mão de obra qualificada para o setor é um fator determinante para que a área continue crescendo. "O curso vem justamente para suprir a necessidade, fazendo com que o profissional tenha habilidades técnicas, mas também alguns outros aspectos, como o atendimento ao cliente, comunicação, entre outros", explica.
É importante, segundo Valmir, que todas as empresas estejam engajadas na empregabilidade dos alunos que estão ingressando no curso de Qualificação Profissional em Montador de Móveis, para que cada vez mais exista interesse no setor. Trata-se de um projeto de capacitação de mão de obra para o núcleo moveleiro, com curso totalmente gratuito, que possui 18 alunos em formação.