SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024
Educação

“Em 10 anos vamos conseguir sentir o impacto”, diz secretário de desenvolvimento econômico sobre Geração 2050

O programa Geração 2050 formou mais uma turma de estudantes, a maior desde 2018, quando o projeto foi criado.

Tubarão - SC, 15/12/2021 17h30 | Atualizada em 16/12/2021 07h47 | Por: Lara Silva/Beatriz Godoy Taveira | Fonte: Radio Cidade Tubarão
Foto: Marcelo Becker/ Divulgação: Decom/PMT

Cerca de 80 jovens da rede municipal de Educação participaram na noite de segunda-feira (13) da formatura do programa Geração 2050. Lançado em 2018, o programa, uma das vertentes do projeto Tubarão 180º, tem a proposta de preparar jovens estudantes para o mercado de trabalho na área da tecnologia.

O grupo formado este ano é o maior até agora, motivo de comemoração por parte do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Giovani Bernardo. Parceria da prefeitura com as secretarias de Desenvolvimento e Educação e a Amureltec, núcleo vinculado à Acit, tem se mostrado de grande sucesso.

“O programa posiciona Tubarão cada vez mais como uma cidade provedora de mão de obra qualificada. Além disso, o ele também impacta a expansão de empresas locais, na geração de novos negócios. É um setor que está em franca expansão no Brasil e no mundo, porque esse apagão de mão de obra não é só aqui, estamos mudando de plataforma de emprego hoje nós estamos passando por um processo de digitalização da economia, então isso exige novas habilidades e um novo tipo de profissional que é o que a estamos buscando formar”, afirma Giovani.

publicidade

Segundo ele, o programa tem duas finalidades: ajudar a cidade a elevar o grau de educação dos jovens e atender um setor que tem uma grande demanda, que é o tecnológico. Neste ano ainda o Geração 2050 trouxe a novidade da inclusão dos alunos da instituição de ensino Combemtu, agregando um aspecto social na preparação desta mão de obra.

“A gente vê nos depoimentos e nos olhos desses jovens essa nova janela de oportunidades que se abre, muitos deles, se não tivesse a oportunidade de estar dentro de um programa como esse perderiam essa oportunidade, e muitos, provavelmente já no início de sua carreira, rapidamente levarão uma maior remuneração para dentro de suas casas. Então isso gera um impacto na cidade que a gente ainda não consegue mensurar, mas que em dez anos vamos conseguir sentir, haja a vista que dos alunos da primeira turma de 2018, muitos já estão trabalhando até dentro de empresas, outros já estão empreendendo e já estão gerando resultado e retorno para a cidade”, destaca o secretário.

 

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.