Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Educação

Doutoranda da Ufsc conquista prêmio com plataforma de ensino para a área da saúde

Tatiana foi premiada por conta da Plataforma SDVM, desenvolvida como parte do seu doutorado com a proposta de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em ventilação mecânica invasiva

Criciúma - SC, 09/05/2022 17h03 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Divulgação

A estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Tatiana de Assis Girardi, conquistou o primeiro lugar no 1º Hackathon realizado no XX Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e em Fisioterapia em Terapia Intensiva, realizado no último sábado, em Florianópolis. Ela foi premiada por conta da Plataforma SDVM, desenvolvida como parte do seu doutorado com a proposta de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em ventilação mecânica invasiva. O trabalho foi orientado pelo professor Jefferson Luiz Brum Marques, com a co-orientação do professor Getúlio Rodrigues de Oliveira Filho. A programação foi feita pelo professor Daniel Girardi, da UFSC Blumenau.

“A ideia surgiu em 2018 como um projeto de doutorado, em que eu e os professores orientadores vimos a necessidade da criação de uma plataforma autoinstrucional, uma vez que foi percebido que somente o simulador não era suficiente no processo de aprendizagem em ventilação mecânica invasiva”, conta Tatiana, que participou do programa A Casa é Sua desta segunda-feira (09). Ela explica que a ventilação mecânica invasiva é necessária em pacientes críticos em virtude de insuficiência respiratória – neste caso, comum na prática da terapia intensiva. Além disso, é usada em determinadas cirurgias.

“O exemplo mais atual para exemplificar é o da Covid-19, em que houve uma alta demanda por ventiladores mecânicos, pois dois terços da população infectada (no início da pandemia, sem vacina), evoluíam para a ventilação invasiva”, exemplifica a pesquisadora. De acordo com ela, o principal objetivo da Plataforma SDVM é ser uma ferramenta para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. O principal diferencial é o Sistema Tutor Inteligente.

Segundo Tatiana, o simulador de ventilação mecânica que está contido na Plataforma é mais realista do que outros simuladores e apresenta mais funcionalidades, permitindo replicar diversas situações clínicas diferenciadas e muito comuns na prática clínica. A Plataforma SDVM está disponível de forma online e gratuita pelo site sdvm.ufsc.br. “Ela pode ser utilizada por quaisquer pessoas que tenham interesse no assunto ventilação mecânica invasiva, como professores, acadêmicos e profissionais da saúde que manuseiam o ventilador mecânico”.

publicidade

 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.