Sexta-feira, 12 de julho de 2024
Educação

Greve dos professores das universidades federais chega ao fim

Fim da greve é confirmada após 69 dias de paralisação nas universidades federais

Brasília - DF, 24/06/2024 08h30 | Por: Kelle Maciel | Fonte: Andes
Foto: Kelle Maciel/SC Todo Dia

Neste domingo, 23 de junho, professores das universidades federais decidiram encerrar a greve que já durava 69 dias. Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) a maioria das instituições filiadas votaram pelo fim da paralisação e a retomada das atividades acadêmicas.

A decisão foi tomada com 33 votos a favor do encerramento da greve e 22 contrários. No entanto, o retorno às aulas dependerá das decisões internas de cada universidade. A greve foi iniciada para reivindicar melhorias nas condições de trabalho e reajustes salariais.

Professores e servidores técnico-administrativos da Educação Básica, Profissional e Tecnológica também decidiram encerrar a greve no sábado, 22 de junho. A paralisação, que durou mais de dois meses, foi suspensa após a aceitação da proposta do governo federal. O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) informou que a suspensão da greve será oficializada com a assinatura dos termos de acordo.

Para os docentes da Educação Básica e Técnica, o governo propôs reajustes salariais em 2025 e 2026, além de medidas para melhorar as condições de trabalho, como a revogação da ampliação da carga horária semanal e a liberação do controle de frequência. 

Além dos docentes, os técnicos-administrativos em educação também receberam propostas do governo que foram aceitas pela categoria. Entre as medidas estão a recomposição salarial de 9% em 2025 e 5% em 2026, a redução do intervalo para avanço na carreira e a aceleração da progressão por capacitação. A proposta inclui ainda a implantação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e a mudança do parâmetro do piso salarial. 

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.