A flexão dos verbos e a acentuação são os principais entraves para os que desejam aprender a língua
A linguagem humaniza. Por meio dela, os seres humanos expressam sentimentos, constroem pensamentos, interagem com o ambiente e com outros indivíduos. Dominar o código linguístico é fundamental para a execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento no mundo acadêmico e profissional.
O português é um dos idiomas mais difíceis do mundo, dizem alguns brasileiros. Com as novas regras de ortografia, ele parece ter se tornado ainda mais complexo. Apesar de especialistas não concordarem totalmente com essa "má-fama" da língua, um bate-papo com quem busca aprender as primeiras palavras e frases comprova que nossas exceções, irregularidades, regências e conjugações costumam dar dor de cabeça em quem vem de fora.
No programa Cidade Entrevista desta quarta-feira (15), os professores do curso de Letras da Unesc, Richarles Carvalho e Carlos Schilickmann comentaram sobre o tema e a importância da língua portuguesa na construção social. “Para os idiomas latinos, o aprendizado do português é mais rápido. No entanto, com as línguas germânicas ou orientais, o processo é mais demorado. Porém cada pessoa é um caso e tem o seu momento de absorção da língua em estudo”, salientaram.