Quinta-feira, 20 de junho de 2024
Educação

Next: Núcleo de Estudos em Xadrez e Tecnologias integra mais de 500 membros

Com adesão livre gratuita, o núcleo tem como requerimento apenas o interesse em participar e colaborar com tempo e disponibilidade.

21/11/2021 11h00 | Por: Redação
Foto: Divulgação/Next

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Joinville, conta com um programa especial voltado a comunidade de estudantes da universidade. O Núcleo de Estudos em Xadrez e Tecnologias (Next) é um núcleo de estudos permanente que se desenvolve através da prática de uma série de programas, projetos e ações vinculadas que ajudam na missão de estudar o jogo de xadrez em conexão com a pesquisa, desenvolvimento, compartilhamento e disseminação de teorias e tecnologias que colaborem na aprendizagem, prática e estudo do jogo de xadrez na universidade.

Com o objetivo de se tornar referência nacional e internacional no estudo, expertise e treinamento do jogo de xadrez, o Next oferece uma rede de colaboração que pode se conectar a ação da comunidade e ainda a projetos e ações, tanto de pesquisa, ensino e extensão, como de atividades complementares dos cursos de graduação e pós-graduação da Udesc. Com adesão livre gratuita, o núcleo tem como requerimento apenas o interesse em participar e colaborar com tempo e disponibilidade.

publicidade

Existindo a partir dos esforços colaborativos de seus membros, seja presencial ou virtualmente, através de qualquer mídia, o Next também conta com um Clube Virtual On-line que, criado em abril de 2020 como uma alternativa para o prosseguimento das atividades diante da necessidade de distanciamento social impostas pela pandemia da Covi-19, já ultrapassa a marca de 500 membros registrados.

Com 130 sessões de treinamento realizadas, quatro campeonatos on-line, chegando a um total de 2.924 jogadores participantes durante o período de 2020 e 2021, totalizando 10.479 partidas disputadas, o Clube Virtual do Next passou a ser, além de um aprendizado, uma opção durante a pandemia. “São números muito expressivos e temos a certeza de ter contribuído em um momento tão delicado em que as pessoas precisavam de uma motivação adicional para permanecer em casa. Se ajudamos uma pessoa a não contrair o novo coronavírus nesses quase dois anos de pandemia em que era recomendado o distanciamento social, já nos sentimos realizados”, destaca o professor Kariston Pereira, coordenador do Next.

A partir dessa experiência virtual surgiu o projeto “Comunidade de Prática On-line” que passará a desenvolver uma ação permanente que, desde de outubro, acontece todas as sexta-feira, a “Sextas Xadrez On-line” proporciona sessões de treinamento livres, gratuitas e aberta a todos os interessados, das 18h30 às 20h30. “Esperamos que as condições da pandemia continuem melhorando para que, em um futuro não muito distante, também possamos retornar com a ação "Quartas Xadrez Presenciais", do projeto "Pratique Xadrez na Universidade", acrescenta o professor Kariston.

 

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.