Sexta-feira, 12 de julho de 2024
Educação

Proposta de reforma no ensino médio é aprovada por comissão do Senado

A proposta inclui novas regras como alteração da carga horária anual e inclusão de novas línguas estrangeiras no currículo escolar

Brasília - DF, 19/06/2024 15h13 | Por: Vinícius Barbosa | Fonte: Agência Brasil
Foto: Lula Marques / Agência Brasil

Foi aprovada pela Comissão de Educação e Cultura do Senado por votação simbólica o parecer favorável da relatora Dorinha Seabra (União Brasil - TO) que propõe uma reforma no ensino médio. São propostas mudanças como a ampliação da carga horária, em especial para a formação geral básica, que seria alterada de 1,8 mil horas para 2,4 mil horas mínimas. A carga anual seria de 1 mil horas distribuídas em 200 dias letivos, com a possibilidade de chegar a  1,4 mil horas, com 70% para a formação geral e 30% aos itinerários formativos. 

O projeto também contém a obrigatoriedade do ensino da língua espanhola, junto com o inglês. Também foi aprovada a contratação de profissionais com notório saber na educação técnica e profissional, mesmo sem possuir diploma de licenciatura. Os profissionais deverão ser contratados em caráter excepcional, de acordo com a regulamentação do Conselho Nacional de Educação.

“O substitutivo valoriza, ainda, a experiência profissional na educação, permitindo a atuação de profissionais do chamado notório saber. O notório saber veio para o texto voltado principalmente à área da educação profissional, trazendo para o sistema profissionais que não eram formados na área, mas que tinham conhecimento específico para atuar”,disse a senadora na apresentação do relatório.

O relatório apresenta a manutenção de pelo menos uma escola com ensino médio regular noturno em cada município, caso haja demanda comprovada. A senadora destaca a importância da formação continuada dos profissionais da educação com o objetivo de implementar as novas diretrizes educacionais com sucesso.
 

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.