Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Educação

Troca de vigilantes em escolas gera problema em Laguna: “Tirar de uma e colocar em outra”, diz vereador

Na sessão da Câmara de Vereadores de Laguna desta semana, o vereador Rodrigo Bento lamentou o remanejamento de vigilantes em duas escolas do município. Com isso, a escola Ana Gondin ficou sem o serviço de segurança

Laguna, 19/05/2022 07h42 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: PML/Divulgação

Desde agosto de 2021, a escola estadual Comendador Rocha, no bairro Esperança, considerada referência em número de matriculados e qualidade de ensino, vem solicitando reuniões para tratar sobre a questão do serviço de vigilância. A reclamação é que, há cerca de dois anos, a instituição não possui profissionais de segurança. Para atender, entre aspas, essa demanda, a Coordenadoria Regional de Educação de Laguna tirou os vigilantes da escola Ana Gondin, no Magalhães, e os remanejou para o Comendador Rocha.

O problema foi abordado, inclusive, na sessão da Câmara de Vereadores de Laguna nesta segunda-feira, quando o vereador Rodrigo Bento, do Partido Liberal, que também é professor, lamentou a situação no município. Segundo ele, sem os vigilantes, qualquer pessoa pode entrar, causando desconforto para as famílias, para os alunos e todo o corpo técnico da escola. "É nesse momento que a gente se decepciona com o gesto público, porque não tem noção da importância da educação e de valorizar a segurança. Na última sessão, eu solicitei, via requerimento, a presença da coordenadora. Causa desconforto esses pontos de interrogação, a capacidade do ser humano de tirar de uma escola, que também é grande, para colocar em outra... É difícil interpretar um absurdo desse", lamenta.

Já foram encaminhados requerimentos e ofícios para o Governo do Estado e prefeitura, a fim de resolver a situação. O vereador alerta para o perigo de uma escola permanecer sem vigilantes, visto que, na última sexta, duas crianças com necessidades especiais saíram da escola sem a presença dos pais e foram para casa. "Até agora, não recebi nenhuma informação que o problema foi resolvido. O fato é: cobriram um Santo e descobriram outro. Já pedi 500 requerimentos, mas é difícil a gente remar sozinho. A resposta que tenho é que estava faltando um aditivo para colocar mais seguranças. No Comendador Rocha, temos pessoas em situação de medida protetiva. Imagina ela trabalhando em uma escola aberta... Olha o risco que está colocando para toda a comunidade escolar. Infelizmente, parece que estão esperando acontecer alguma coisa, para tomar providências", admite.

Procurada, a Coordenadora Regional de Educação de Laguna, Renata Brunato, explicou o motivo da decisão. Segundo ela, a necessidade foi identificada pela Secretaria de Estado da Educação, para atender a demanda pontual da escola Comendador Rocha. Renata garante que ambas as instituições serão atendidas por vigilantes, visto que o remanejamento tem prazo definido. O processo de aditivo com a empresa já está em andamento e deve levar em torno de 20 dias.
 

publicidade
Tags: Laguna

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.