SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sexta-feira, 01 de março de 2024
Educação

Tubarão apresenta case de sucesso no combate a evasão escolar durante evento na capital

O tema foi destacado pelo prefeito Joares Ponticelli e pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva.

Tubarão - SC, 23/11/2021 07h33 | Atualizada em 23/11/2021 08h49 | Por: Lucas Marques
Foto: Divulgação/Prefeitura de Tubarão

O município de Tubarão é considerado um case de sucesso quando o assunto é combate a evasão escolar. Por isso, a Cidade Azul foi convidada a apresentar o projeto que leva a esse resultado positivo na Mostra Catarinense de Boas Práticas e Inovação na Educação, realizada nesta segunda-feira (22) em Florianópolis. O tema foi destacado pelo prefeito Joares Ponticelli e pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva. A realização do evento é da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam).

Participaram do evento, que aconteceu na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), dezenas de profissionais e gestores da Educação de diversos municípios do Estado. Joares e Maurício fizeram parte da mesa de autoridades composta por outros gestores municipais, diretores da Fecam e representante do Ministério Público.

Durante seu discurso, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, detalhou o funcionamento do sistema preventivo que, em 2019, antes do início da pandemia, conseguiu “resgatar” 33 de 34 alunos que estavam abandonando a escola por algum motivo.

 

publicidade

“É um trabalho preventivo que impede os alunos de se evadirem em vez de ficar esperando que isso de fato aconteça. Temos diversos grupos que fazem desde o acompanhamento das atividades e deveres de casa, que ao deixarem de ser feitos podem indicar algum sinal de evasão no futuro, até acompanhamento do serviço social e de Saúde do município e, por fim, o apoio do Ministério Público”, disse Maurício aos demais gestores presentes no auditório.

O prefeito Joares Ponticelli também lembrou do conjunto de iniciativas que fortaleceram a Educação no município, o que favoreceu o combate à evasão escolar, entre elas o zeramento da fila de espera por uma vaga na creche.

“Nós fizemos o que São Paulo fez, compramos as vagas nas escolas privadas conveniadas pela metade do valor que nós investimentos. Tínhamos 750 crianças na fila em 2017, depois esse número dobrou e com esforço conseguimos colocá-las na Educação Infantil, que entre todas as fases da Educação de qualquer pessoa em toda a vida, é a mais importante, pois prepara melhor a criança para as etapas seguintes”, destacou o prefeito.

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.