Terça, 16 de abril de 2024
Educação

Udesc abre inscrição de curso virtual sobre Astronomia para docente da educação básica

As vagas são limitadas e serão preenchidas segundo a ordem de inscrição

Florianópolis, 24/05/2022 15h46 | Por: Redação | Fonte: Assessoria de Imprensa
Esta será a segunda edição do curso; a primeira foi realizada no ano passado - Foto Divulgação

Até o próximo domingo, 29, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas para um curso sobre Astronomia, na modalidade de educação a distância (EAD), voltado a professores dos anos iniciais do ensino fundamental. As vagas são limitadas e serão preenchidas segundo a ordem de inscrição. Acesse o formulário de inscrição.

Entre os tópicos previstos, estão: astronomia e cultura, astronomia e o tempo, elementos do céu diurno e noturno, formato da Terra e gravidade, estações do ano, fases da Lua e eclipses, sistema solar e observação do céu. 

Ligado ao programa de extensão Ciência Viva Udesc Oeste, o curso é ofertado pelos centros de Educação Superior do Oeste (CEO), de Educação a Distância (Cead) e de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

Também atuarão professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), do Instituto Federal Catarinense (IFC), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Rede Municipal de Educação de Florianópolis.
 

publicidade

Educação em Astronomia

A equipe docente é formada por profissionais da área de Educação em Astronomia de diferentes instituições do País, que atuam diretamente com ensino da ciência multidisciplinar em diversos contextos.  

Segundo o coordenador do curso, Daniel Iunes Raimann, a ação visa complementar a formação de professores e estudantes de licenciatura em Pedagogia na área específica de Astronomia, necessária para que possam cumprir o estabelecido na Base Nacional Comum Curricular para a educação básica.

A atividade foi elaborada a partir dos resultados da pesquisa "Formação em astronomia de professores e estudantes de licenciatura em pedagogia", bem como da análise da literatura e de documentos oficiais relacionados ao ensino de Astronomia nos anos iniciais.

Cronograma

O curso tem 60 horas de duração, distribuídas ao longo de 16 semanas, entre junho e novembro, e o cursista pode organizar seus horários e realizar as atividades no seu próprio ritmo.

"O ideal é que possa dedicar quatro horas semanais às atividades propostas, que consistem em leitura de textos, videoaulas, fóruns de discussão, questionários, observações e registros do céu", afirma Raimann. As atividades online serão realizadas por meio da plataforma Moodle Udesc.

Abertura

De 4 a 12 de junho, haverá uma semana de ambientação para que os inscritos conheçam a plataforma e suas ferramentas. As atividades iniciarão de fato em 13 de junho, quando ocorrerá um encontro síncrono de recepção, com participação da professora Érica de Oliveira Gonçalves, da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, sobre o tema "Reflexões: Introdução ao ensino e a aprendizagem de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. O encerramento está previsto para a última semana de novembro.

Em Florianópolis e Chapecó, serão promovidos alguns eventos presenciais ao longo do período do curso, de participação opcional. Serão emitidos certificados aos cursistas que realizarem pelo menos 75% das atividades propostas.

Esta será a segunda edição do curso; a primeira foi realizada no ano passado. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail espacoastronomia@gmail.com.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.