Segunda-feira, 17 de junho de 2024
Esportes

Atual campeã olímpica, Ana Marcela Cunha se garante em Paris 2024

Baiana terminou prova de 10 km do Mundial de Doha na quinta posição

Brasil, 03/02/2024 17h36 | Por: Redação | Fonte: Agência Brasil
Foto: Ivan Storti

Ana Marcela Cunha, atual detentora do título olímpico nas águas abertas, assegurou sua classificação para buscar o bicampeonato nos Jogos de Paris, na França. No último sábado (3), a atleta baiana conquistou a quinta posição na prova de 10 quilômetros (km) durante o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos realizado em Doha, no Catar. Vale destacar que sua participação exigia terminar entre as 13 primeiras colocadas na competição.

Além da performance de Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut também garantiu sua participação nos Jogos, ao terminar a prova na 14ª posição. A qualificação de Viviane foi possibilitada pelo fato de a França, assegurada com ao menos uma vaga como país-sede, ter colocado duas nadadoras entre as 13 melhores em Doha. Com cada nação limitada a duas atletas na competição, uma das vagas francesas será direcionada à brasileira, aguardando a confirmação oficial da World Aquatics (antiga Fina, sigla para Federação Internacional de Natação) sobre a conquista da gaúcha, que fará sua estreia olímpica em Paris.

Na prova de 10 km, Ana Marcela completou a distância em 1h57min31seg10, com oito segundos de vantagem sobre Viviane. A holandesa Sharon van Rouwendaal conquistou a vitória com 1h57min26seg80, tendo menos de um segundo de diferença em relação à segunda colocada, Maria de Valdés, da Espanha. O pódio foi complementado pela portuguesa Angélica André, a dois segundos de Van Rouwendaal.

publicidade

O Brasil já assegurou 148 vagas olímpicas em Paris, abrangendo 27 modalidades, podendo conquistar mais duas neste domingo (4). Henrique Figueirinha e Pedro Farias disputarão a prova masculina dos 10 km a partir das 4h30 (horário de Brasília). Assim como na competição feminina, os 13 nadadores mais bem colocados garantem vaga nos Jogos.

As competições em águas abertas no Mundial de Doha continuarão na quarta-feira (7), com as provas masculina e feminina de 5 km, seguidas pelo revezamento misto 4x1500 m na quinta-feira (8).

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.