Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Esportes

Como trekking e hiking auxiliam na saúde e na qualidade de vida

Caminhadas em trilhas em meio a natureza e montanhas ajudam na saúde mental e física, além de incentivar o respeito à natureza.

Itajaí, 12/05/2022 15h07 | Por: Redação | Fonte: Assessoria de imprensa
Há pouco mais de um ano, a Live the Life Adventure, com sede em Itajaí, atua promovendo atividades de ecoturismo em todo o estado de Santa Catarina - Fotos Divulgação

Se praticar uma caminhada em algum lugar perto de casa já melhora nossa disposição, humor e saúde; imagine caminhar em meio à natureza, conhecer novos lugares, pessoas e ainda superar medos e traumas. Tudo isso é possível com atividades chamada de trekking e hiking, que são caminhadas em meio à matas e montanhas, as famosas trilhas.

Alessandro Nelito Adriano, o Lê, que é guia de ecoturismo fundador da Live the Life Adventure, tem acompanhado de perto a transformação que esse tipo de atividade é capaz de fazer na vida das pessoas. “Eu recebo relatos de pessoas que mudaram o estilo de vida, começaram a cuidar da saúde, da alimentação, trataram de depressão e ansiedade, e até mesmo melhoraram o relacionamento com o parceiro, depois que começou a praticar atividades outdoor”, conta.

Há pouco mais de um ano, a Live the Life Adventure, com sede em Itajaí, atua promovendo atividades de ecoturismo em todo o estado de Santa Catarina. Além das viagens para destinos turísticos, a empresa promove e dá suporte na realização de trekking e hiking. Mais de mil pessoas já participaram dos eventos realizados até agora. “A nossa equipe é treinada para perceber os sinais do que a pessoa precisa. Alguns precisam de ajuda, outros precisam ser ouvidos, tem aqueles que gostam de ser independentes... Estamos ali na atividade na natureza, mas com o objetivo de tornar aquilo uma experiência de transformação. Fazer trilhas é uma oportunidade de se conectar consigo mesmo observando uma cachoeira, no silêncio da mata, e até mesmo na superação em subir uma montanha. É um momento em que a pessoa prova para si mesma que é capaz, e isso é transformador”, conta Lê.
 

publicidade

Estímulo para a saúde integral

Segundo a psicóloga Layid Baittinger (CRP 12/09915), a Organização Mundial de Saúde define saúde não apenas como ausência de doença, mas como um estado de completo BEM ESTAR Físico, Mental e Social; e aí é que entra o papel das atividades ao ar livre. “Com a frequência dos exercícios físicos, há estudos que comprovam, o melhor funcionamento cerebral. Sendo assim, a sensação de bem estar após a prática de uma atividade física aumenta a produção de serotonina - um neurotransmissor, que faz com que os neurônios transmitam informações cerebrais, regulando suas funções relacionadas ao ritmo cardíaco, do sono, do apetite, do humor, da concentração e memória. A falta deste hormônio pode desencadear a depressão”, explica a especialista. 


Além disso, “quando recebermos estímulos que promovem boas lembranças, assim como dar gargalhadas, praticar atividades em grupos e/ou o contato com a natureza são formas de liberar a Endorfina, outro hormônio que atua na redução de dores, aumenta a sensação de prazer e conforto. Já a dopamina e a noradrenalina, são os neurotransmissores responsáveis em reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar o ânimo, a motivação, assim como, o foco e a capacidade de pensar”, completa a psicóloga. 

Outro fator relacionado as atividades ao livre é a produção de vitamina D, estimulada pela exposição solar. A vitamina D interfere diretamente no sistema imunológico, evitando doenças. “Diante dos fatos, é evidente que a prática de atividades físicas, não é apenas uma questão de cuidados com a estética, mas sim, qualidade de vida; vale ressaltar, que além dos benefícios apresentados, a prática de esporte é uma forte aliada no tratamento de Transtornos de Depressão e Transtornos de Ansiedade”, explica Layid. 

Trilha para todos

Recentemente a Live the Life Adventure promoveu duas trilhas com pessoas que tem baixa visão ou são cegas. A experiência foi tão surpreendente para os participantes que ao alcançarem e terem contato com a cachoeira, foi difícil conter os gritos de alegria e emoção. “Foi muito emocionante pela superação, por eles saberem que podem”, destaca Alessandro Nelito Adriano, o Lê, idealizador da ação. 

Por isso, Lê não tem dúvidas em afirmar que fazer trilhas é uma atividade que pode ser realizada por todas as pessoas, de todas as idades, desde que seja feita com guia, conhecimento e segurança adequados. “É uma oportunidade de encontrar novos amigos, pessoas com o mesmo foco. Já vi casais se reaproximarem, pais e filhos melhorarem a relação, pessoas se tornarem amigas pra vida. Não precisa de investimento para fazer trilha, no começo é apena um SIM”, comenta. 

Além de todos os benefícios nas relações humanas, na saúde física, mental e emocional, atividades como trekking e hiking, levam as pessoas a terem um contato maior com a natureza, conhecerem a fauna e a flora. “As pessoas começam a ver a natureza de outra forma, e isso incentiva o respeito e a preservação”, finaliza Lê. 

Sobre a Live the Life Adventure
A Live the Life Adventure é uma empresa de Ecoturismo e Esportes de Aventura, com sede na cidade de Itajaí. O objetivo é promover esportes e atividades outdoor, unindo o contato com a natureza e esportes. Com mais de um ano no mercado, a Live the Life já promoveu quase 100 trips em várias cidades de Santa Catarina e também fora do estado. 

A equipe de guias e instrutores é formada por profissionais habilitados, que atuam em áreas ligadas à saúde e resgate, que garante ainda mais a segurança de quem participa das aventuras. Entre os principais objetivos da Live the Life Adventure está proporcionar experiências únicas e transformadoras a todas as pessoas. 
    

Para saber mais siga o instagram @livethelife_adventure

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.