Segunda-feira, 24 de junho de 2024
Esportes

Parajasc: falta de árbitros impede realização de modadidades esportivas

Fesporte é apontada como responsável pelo descaso na organização

Blumenau - SC, 29/05/2024 13h15 | Por: Érik Borges
Foto: Divulgação

Uma situação de descaso no paradesporto catarinense. Era para acontecer entre os dias 28 de maio e 2 de junho, em Blumenau, os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). Essa edição dos jogos pretendia reunir cerca de 2 mil paratletas, representantes de 30 municípios que iriam competir em 14 diferentes modalidades, mas na prática isso não está ocorrendo. Por exemplo, a bocha paralímpica foi cancelada. A reunião sobre o atletismo, que foi adiada para as 14h, tem probabilidade de cancelamento por falta de imagem. O ciclismo, que era para iniciar às 9 da manhã, está atrasado e as vias nem foram sinalizadas ainda para o fechamento e começo das provas. Natação e xadrez foram prorrogados para o dia 30. 

Só que a delegação de Criciúma não consegue ficar mais um dia do que o cronograma pede por questões de custos. Então parte dos paratletas virão de volta para a Criciúma junto com a delegação. Solange Lima, que coordena a delegação aponta desorganização da Fesporte. "A bocha paralímpica, que são com os paratletas, paralisia cerebral, 76 paratletas e só tinha quatro árbitros, não tinha como tocar a competição de jeito nenhum. O atletismo não tem arbitragem, não acertaram com a federação catarinense de atletismo. Quiseram buscar a federação do Paraná e a federação do Rio Grande do Sul, eles não vieram. Então não tem atletismo", diz Solange.

Ela acrescenta que não tem como o município ficar mais dias lá, por conta dos gastos. "Está um verdadeiro descaso com o paradesporto, tá um verdadeiro descaso com essas pessoas que têm deficiência, faz dois anos que não tem competição. Tem criança aqui chorando, porque como é que tu vai explicar para que não tem competição? Como é que eles vão entender uma situação dessa, que feliz da vida veio competir e de repente chega aqui e não tem competição?", reclama Solange. 

Das sete modalidades que Criciúma está participando:

Atletismo - reunião adiada para às 14h para definição (com probabilidade de cancelamento)

Bocha Rafa Vollo - sendo realizado

Bocha paralímpica - cancelada

Ciclismo - atrasado (Início seria às 9h, mas as vias nem foram sinalizadas ainda para o fechamento e começo das provas)

Tênis de mesa - à tarde

Natação e xadrez - dia 30

Os atletas da bocha paralímpica seguirão com a delegação de Criciúma.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.