Segunda-feira, 24 de junho de 2024
Futebol

"Cartão vermelho para o racismo": campanha é lançada em SC

A iniciativa, que partiu da OAB/SC, também conta com a participação da Federação Catarinense de Futebol e outras entidades

Florianópolis-SC, 11/06/2024 08h25 | Por: Simone Costa | Fonte: MPSC
Foto: Divulgação MPSC

O Ministério Público de Santa Catarina, por meio da 40ª Promotoria de Justiça da Capital, aderiu à campanha "Cartão vermelho para o racismo", lançada nesta segunda-feira (10/6). A iniciativa, que partiu da OAB/SC, também conta com a participação da Federação Catarinense de Futebol, da SC Clubes, do Rotary Club e da Prefeitura de Florianópolis, entre outros.

O titular da 40ª Promotoria de Justiça da Capital, Promotor de Justiça Jádel da Silva Junior, explica que a campanha integra uma série de outras ações que vêm sendo promovidas nos últimos anos, com a participação de instituições do Poder Judiciário, da segurança pública, assistência social, saúde e educação, para o enfrentamento do racismo em Santa Catarina. O diferencial desta campanha, segundo ele, é o direcionamento ao segmento social extremamente importante que é o futebol.

Ele destaca, ainda, que foi assinado um protocolo prévio de cooperação conjunta que dará início à campanha e, em breve, será desenvolvido um termo de cooperação técnica que vai identificar e detalhar diversas ações a serem implementadas, abrangendo os públicos de eventos profissionais e amadores ligados ao futebol, não só em 2024, mas de forma permanente.  

 

publicidade

Para o Secretário-Geral da Federação Catarinense de Futebol, Cláudio dos Santos Gomes, trata-se de um dia extremamente importante para o futebol catarinense. Gomes entende que a visibilidade e a popularidade do futebol o transformam naturalmente num meio de inclusão social e os casos de racismo nesse nicho assumem grandes proporções. Por isso, o futebol representa um agente importante de conscientização na luta contra o racismo.  

"Nós também somos investidores nessa ideia, porque um dos pilares desse projeto são as palestras e o processo educacional que vamos direcionar aos atletas e dirigentes do ecossistema do futebol, bem como aos nossos consumidores internos, que são os clubes. Vale destacar que já fizemos no ano passado o lançamento da nossa cartilha antirracismo e percebemos que já avançamos em alguns quesitos, não só em relação ao racismo, mas também à homofobia".  

Além do MPSC, a iniciativa idealizada pela OAB/SC conta com a parceria da Federação Catarinense de Futebol, da Prefeitura e do Rotary Club de Florianópolis, da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SC Clubes) e do Sindicato dos Atletas Profissionais de Futebol do Estado de Santa Catarina.   

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.