Terça, 16 de abril de 2024
Geral

“A gente se sente vivo podendo fazer música a todo momento”

Esse é o sentimento do mestrando André Bertoncini ao viver a experiência da Royal Academy of Music, de Londres

Urussanga - SC, 08/10/2021 15h22 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Braguetto/Divulgação

Natural de Urussanga- SC, o pianista André Luiz Bertoncini se tornou o primeiro brasileiro a ser aprovado no curso de colaboração pianística da Academia Real de Música, em Londres. Influenciado a tocar o instrumento por uma tia quando tinha apenas nove anos de idade, André se destaca na releitura de grandes obras.

Com graduação em música, o pianista trabalhou durante quatro anos na Universidade Estadual de Maringá, local em que lecionava e ensinava suas técnicas aos seus discentes. Todavia, recentemente foi aprovado para três instituições relacionadas a música, duas delas eram nos Estados Unidos e a outra na capital inglesa. Bertoncini optou pela escola londrina, por ter obtido uma bolsa de 66%, dado o seu desempenho na avaliação.

Além do aperfeiçoamento do currículo, André salienta que a oportunidade é uma forma de ter um intercâmbio cultural. “A Academia Real de Música está entre os melhores lugares para se estudar música no mundo, com padrões elevados e professores excelentes: uma oportunidade única para aprender com os melhores e levar a cultura e música brasileira para lá.”

 

publicidade

Para poder se manter na Inglaterra, o jovem de 28 anos difundiu uma campanha de financiamento coletivo. “Acabei optando pela Academia Real de Música por ter recebido uma bolsa de estudos de 66% do curso. Gostaria muito de poder fazer recitais presenciais para conseguir o valor que falta, mas devido ao COVID-19 está bastante difícil. Para isso, criei esse "crowdfunding", em que qualquer pessoa pode ajudar. O custo do curso é de 25.250 libras por ano e tem duração de dois anos. Restam 34%, que seria 9.250 libras (69.282,50 reais - cotação de 29/01 - 1 libra = 7,49) por ano, totalizando o valor de 138.565,00 reais para o curso total”, frisa.

O músico participou do quadro Sextou desta sexta-feira (08) e compartilhou á Daiana Carvalho um pouco de sua trajetória e os detalhes da vakinha desenvolvida.

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.