SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

A concorrência cresce no digital e sua empresa não tem presença online?EVOLUA!
Quinta-feira, 18 de agosto de 2022
Geral

“Não será suspenso nenhum tipo de benefício”, afirma especialista sobre suspensão de perícias presencial do INSS

Perícias médicas do INSS são suspendidas temporariamente devido ao aumento de casos de Covid-19. A suspensão vale para as perícias marcadas desde o dia 12 de janeiro deste ano.

17/01/2022 16h50 | Atualizada em 18/01/2022 10h05 | Por: Beatriz Godoy Taveira
Foto: Divulgação

Foi suspendido temporariamente a realização de perícias médicas do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade pela Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As perícias aconteciam para revisão do benefício por incapacidade temporária, conhecido antigamente como auxílio-doença. A suspensão tem como motivo o aumento de casos de Covid-19 no país.

A portaria conjunta do INSS e do Ministério do Trabalho foi publicada na última quinta-feira (13), e a suspensão vale para perícias marcadas desde o dia 12 de janeiro deste ano. Segundo o ministério, as perícias suspensas serão remarcadas para o segundo semestre, e o INSS comunicará aos segurados a nova data.

 

publicidade

As pessoas afetadas pela suspensão das perícias continuarão recebendo os benefícios normalmente. A portaria manteve o atendimento para os casos de mutirões de realização de perícia médica que já estavam previamente programados e com viagens definidas no âmbito da Subsecretaria da Perícia Médica Federal.

Apesar da suspensão da perícia presencial, o INSS anunciou que, de forma experimental, será testado um novo modelo de avaliação através da telemedicina, ou seja, com atendimento médico sendo realizado por meio de ligação telefônica. Em entrevista a Daiana Carvalho para o Cotidiano desta segunda-feira (17), o Especialista em Gestão Previdenciária, Ademir Santos, explica o novo método. “A perícia médica com o uso da teleavaliação é um procedimento que vai ser feito para todo o cidadão ou perícia médica já inicial. Aquele cidadão que se machuca na empresa, que sofre um acidente no trabalho, que tem algum tipo de doença e quer marcar uma perícia inicial vai fazer através desse procedimento. Como e quando vai ser, ainda está sendo desenhado a situação esse fluxo, então por enquanto não está em vigor ainda”, destaca.

Ele ainda acrescentou que os procedimentos iniciais, para dar entrada no pedido de perícia do INSS, continuam os mesmos apesar das mudanças. “Primeiramente basta você baixar o aplicativo ‘Meu INSS’ no celular, através do site gov.br, ou então ligar no número 135 e agendar sua perícia presencial em uma agência do INSS mais próximo da sua casa”, explica.

 

 

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.