SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Domingo, 25 de fevereiro de 2024
Geral

"Recall é um serviço gratuito", diz supervisor de pós-venda de concessionária

O Recall é a forma pela qual um fornecedor/fabricante vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores

Tubarão, 26/11/2021 08h02 | Atualizada em 26/11/2021 09h04 | Por: Isadora Zarbato | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Freepik

Quando o proprietário recebe uma carta com aviso de recall quer dizer que algo no veículo está com problemas. Geralmente um defeito de fábrica, que pode colocar a vida dos ocupantes do veículo, foi detectado pela montadora e precisa ser reparado imediatamente.

O reparo é totalmente gratuito e garantido por lei. O proprietário só precisará levar o veículo até a concessionária mais próxima para efetuar o conserto. "O proprietário do veículo sabe do chamamento pelos meios de comunicação. Hoje não é mais possível emplacar o carro com Recall, os problemas mais recorrentes foram com freio, combustível e, principalmente, airbag. A pandemia atrapalhou a questão das peças, mas estamos fazendo tudo dentro do prazo", destaca o supervisor de pós-venda da Vip Car Citroen e Peugeot, Gustavo Barbosa Nunes.

 

publicidade

O recall branco é quando o defeito apresentado não indica riscos à vida do consumidor. Quando a fábrica percebe um problema provocado por uma falha na manufatura, no projeto ou na qualidade de um componente e que envolve segurança, ela é obrigada a realizar publicamente o recall. "É gratuito e um direito do consumidor", destaca .

O termo vem do inglês e significa “chamar de volta” e já é bem compreendido pela maioria dos brasileiros. É uma medida prevista no Código de Defesa do Consumidor e que visa a limitar a responsabilidade por negligência das empresas. São comuns, por exemplo, em brinquedos e remédios. Na indústria automobilística, no entanto, os recalls causam maior furor, pois as falhas podem causar acidentes graves.
 

 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.