O tubaronense de apenas 14 anos que conheceu a dança através da instituição Combemtu levou o 2° lugar em um dos maiores festivais de dança do país.
Pela primeira vez, Tubarão foi representada entre os ganhadores do Festival de Dança de Joinville, um dos maiores do país e do mundo. Luiz Carlos Berto, foi o bailarino que conquistou o segundo lugar representando o nome da Cidade Azul. Integrante da instituição Combemtu, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, ele descobriu a dança aos 11 anos de idade e agora, aos 14, se dedicou em ensaios intensos para conquistar o sonho de participar do Festival.
“Entre ir e ficar só me resta sonhar” foi o nome da coreografia interpretada por Luiz e produzida pelo professor, bailarino e coreografo, Alex Martins, que buscou inspiração nas frases e história de vida do menino para escrever a música da apresentação.
Em entrevista a Isadora Zarbato, no Estúdio Cidade nesta segunda-feira (25), o bailarino Luiz Carlos e o coreógrafo Alex Martins falam sobre o processo dessa importante conquista. “Em novembro do ano passado começamos a treinar mais pesado para o Festival e ele chegava antes na instituição e já começava a fazer vários passos difíceis e eu sempre chamava a atenção dele para aquecer primeiro para não se machucar, então um dia ele falou ‘deixa eu girar porque quando estou girando é como se eu estivesse sorrindo’. E essas frases que ele usava ficaram marcadas", conta Alex. O coreógrafo relata que, quando pensou em uma coreografia para Luiz, usou toda essa história que ele contava e montou um texto em que narra na música que foi apresentada. "Então foi especial porque é ele dançando a história dele interpretando de forma muito mais real. Antes de ele entrar no palco e o abracei e falei, ‘aproveito porque você está dançando o seu sonho e realizando ele’”, conta o coreógrafo.