Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Geral

"Sentimos que o presidente do TCE ficou sensibilizado com o nosso movimento para abertura do Centro de Eventos de Balneário Camboriú"

Em encontro online com TCE, representantes de entidades e vereadores pediram celeridade no processo de funcionamento do Centro de Eventos de Balneário Camboriú.

Balneário Camboriú - SC, 22/10/2021 08h00 | Por: Redação
Foto: Divulgação / Vereador Nelson Oliveira (PL)

Durante um encontro on line na tarde desta quinta-feira (21) vereadores de Balneário Camboriú e representantes de entidades do setor turístico pediram celeridade ao processo que autoriza o funcionamento do Centro de Eventos. Segundo vereador Nelson Oliveira (PL), foram expostos argumentos que comprovam a importância do Centro de Eventos para a cidade e a região, além de um histórico, já que a situação se arrasta há anos. “Eles se sensibilizaram com a nossa causa. O presidente vai pedir celeridade ao processo”, comenta o vereador.

A abertura do Centro de Eventos de Balneário Camboriú se arrasta desde 2018 quando a estrutura foi entregue oficialmente ao Estado. Em 2020, num primeiro processo de licitação para a escolha de uma empresa que faça a administração do local, não houve interessados. Em maio desse ano, um consórcio venceu o processo, mas as empresas envolvidas não conseguiram comprovar a qualificação técnica para o serviço, e por isso, no último dia 18, o TCE pediu cancelamento da licitação. “Agora a Santur tem recomendação de cancelar o processo em 30 dias”, comenta Nelson.

Movimento em prol da cidade

Desde o início do mês, um movimento em prol da abertura do Centro de Evento tem unido entidades que representam o setor turístico e de serviços, além dos 19 vereadores da cidade. Um documento com cerca de 30 assinaturas foi organizado, e deve ser levado ao governador. Os vereadores aguardam agora a confirmação de uma data da reunião com Carlos Moisés e com a Santur.

“Não queremos apontar o dedo pra ninguém. Estamos representando a cidade. Nesse momento queremos abrir um diálogo com o Estado, com os poderes constituído e colocar o nosso trade à disposição para que ele ajudem na construção de uma saída para resolver essa situação”, comenta o vereador Nelson Oliveira.

publicidade

O Centro de Eventos

O Centro de Eventos de Balneário Camboriú é um sonho antigo de todo o trade turístico como forma de manter a economia da cidade ativa fora da temporada de verão. A estrutura começou a ser construída em 2015. No fim do ano de 2018 foi inaugurado mesmo inacabado e entregue ao governo do Estado sem climatização, instalação de elevadores, divisórias, gesso e mobiliário. Até aí tinham sido investidos cerca de 140 milhões de reais com participação do Governo Federal, Estado e Municípios. Desde então o Centro de Evento está sob responsabilidade da Santur que pretende passar a administração do local para uma empresa privada. Duas licitações foram feitas, mas sem sucesso.

O Centro de Eventos tem 33 mil metros quadrados de área construída, com três pavilhões de exposição e capacidade para receber até 15,9 mil pessoas. Conta também com salas para convenções, área para lojas, quiosques, praça de alimentação e estacionamento para 875 automóveis.

Município tem interesse

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Balneário Camboriú, o município já fez os investimentos que cabiam a ele na construção da obra, agora a responsabilidade é do Estado. Apesar disso, o prefeito Fabrício Oliveira já tria sugerido ao governo do estado a formação de uma comissão mista, “com representantes doe estado e das entidades turísticas”, para gerir o Centro de Eventos enquanto essas questões da licitação não são resolvidas. O objetivo seria colocar a estrutura pra funcionar.

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.