SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Quinta-feira, 09 de dezembro de 2021
Geral

“Uma mazela que terminou no dia 13 de maio, mas continuou no dia seguinte”, afirma Paulo César Lopes sobre luta negra

O dia 20 de novembro é nacionalmente lembrado como o Dia da Consciência Negra em homenagem a data de morte do Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, e um dos principais representantes da resistência negra à escravidão no período do Brasil Colonial.

17/11/2021 21h57 | Atualizada em 18/11/2021 07h39 | Por: Beatriz Godoy Taveira | Fonte: Radio Cidade Tubarão
Foto: Arquivo Nacional/Divulgação: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Em entrevista a Isadora Zarbato para o Estúdio Cidade desta quarta-feira (17), o presidente estadual do movimento negro Novo Impulso, Paulo César Lopes, explica a data histórica e sua importância para os dias atuais. “No dia 13 de maio de 1888 foi abolida a escravidão, no dia 14 nós tínhamos escravos sendo libertos, mas não tendo a condição social nem econômica, não tendo a condição necessária para permanecer no Brasil. Então o movimento negro é importante porque é através dele que a gente teve muitos avanços”, ressalta Paulo César. Ele ainda destaca a importância da data como uma oportunidade para promover discussões, debates e ações de combate ao racismo e as desigualdades em âmbito municipal, estadual e nacional.

publicidade

 

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.