SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Domingo, 25 de fevereiro de 2024
Geral

“Vai ser um grande momento para o Mercado Público”, diz prefeito de Laguna sobre reabertura

A reabertura do Mercado Público será neste domingo (5) às 17 horas. Dos 23 boxes, ainda há 15 para concessão. Outra licitação está prevista para 17 de janeiro de 2022

Laguna - SC, 03/12/2021 20h50 | Atualizada em 04/12/2021 14h36 | Por: Redação
Foto: Divulgação/PML

O histórico Mercado Público, prédio construído na década de 1950 na beira da lagoa Santo Antônio dos Anjos, está próximo de ser reaberto para a população. As portas serão abertas oficialmente neste domingo, 05, às 17h. 

Fechado desde junho de 2020 por conta da pandemia, devido a portaria da secretaria estadual de Saúde  nº 1303 de 29 de novembro de 2021, a reabertura não terá nenhuma ação governamental. Está programada apenas uma exposição de artesanato no hall da entrada. Neste domingo, também marca o horário estendido de funcionamento das lojas para atender as demandas do período de Natal. 

Preparação

Alguns dos boxes já estão prontos para atender o público, enquanto outros ainda permanecem em obras e devem ficar prontos em breve. Atualmente, ainda há 15 boxes para concessão. Outra licitação está prevista para 17 de janeiro de 2022. 

Em entrevista a Marcus Vinícius, no Notícias da Cidade Edição de Sábado (4), o prefeito de Laguna, Samir Ahmad, afirma que algumas empresas ainda estão no trâmite burocrático para ocupar os boxes, e outros estão vazios e ainda precisam de um empreendedor. “Vai ser um grande momento, os boxes que estão abertos darão uma noção do potencial do Mercado Público”, avalia. Ele relata que o evento de abertura foi suspenso para evitar aglomeração, conforme a nova portaria do Estado. “Nosso Mercado Público está entre um dos mais lindos do mundo”, ressalta. 
 

 

publicidade

O Mercado Público possuí cerca de 90 metros de comprimento por 12 metros de avanço para a lagoa, ao lado das Docas, e seis metros ao lado direito. O prédio encanta a todos que passam pelo local que proporciona um visual colorido do pôr do sol refletido na água. E, agora, com dois decks para acompanhar o espetáculo, saborear gastronomia local, comprar frutas, verduras, peixe e artesanato.

Para a turista Isabel Cristina de Oliveira, que está em Laguna pela primeira vez, acompanhar o pôr do sol ao lado do Mercado Público tem uma sensação especial. "Ver esse colorido do sol refletindo na água, ao lado dos barquinhos de pescadores é uma sensação indescritível que só Laguna proporciona. Tenho certeza que com o Mercado Público aberto ficará ainda mais especial de curtir este espaço do Centro Histórico".

A presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Vanere Almeida da Rocha Pires, valoriza a importância do mercado para o povo lagunense. “O Mercado Público será mais um ponto de encontro tanto para os lagunenses como para os turistas. Com o nascer e o pôr do sol, teremos um lugar esplêndido para desfrutar dessa beleza natural, com muita cultura, gastronomia e muito mais. Laguna merece! Nós merecemos”.  

Mais sobre o mercado:

Em janeiro de 1897, o Mercado Público Municipal foi inaugurado proporcionando aos comerciantes que trabalhavam próximos ao cais um espaço fechado e coberto para realizar seus negócios. Quarenta e dois anos depois, no dia 20 de agosto de 1939, o prédio sofreu um incêndio, restando apenas as paredes externas. O atual Mercado Público foi construído próximo ao anterior, em duas etapas, a primeira em 1958 e a segunda parte em 1968.

O novo edifício com linguagem arquitetônica art dêco foi considerado moderno para época, uma edificação grande e bem arejada. O térreo foi utilizado como sede do Mercado Público, e o pavimento superior recebeu a sede da municipalidade.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.