SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
Geral

Árvore de Natal de Urussanga traz decoração feita com balaios artesanais

O objetivo é resgatar o trabalho de confecção de balaios muito utilizados pelos colonizadores italianos

Urussanga - SC, 16/12/2021 17h07 | Atualizada em 17/12/2021 10h32 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Divulgação

Com o objetivo de resgatar o trabalho de confecção de balaios muito utilizados pelos colonizadores italianos, os servidores públicos de Urussanga, José Magalhães e Francisco Urbano (Chico) desenvolveram uma nova árvore de natal, inspirada em balaios de cipós e bambu, arte muito comum de nossos antepassados.

Na decoração do Natal Encantado de Urussanga, todos os anos, as equipes sempre apresentam uma novidade que ilustra algumas particularidades de nossa cultura. No ano passado, a árvore de natal com garrafões de vinho foi o que mais chamou atenção na Praça Anita Garibaldi. Este ano, os Departamentos de Cultura e Turismo inovaram, foram além da expectativa, confeccionado uma Árvore de Natal com 7 metros de altura, ornada com 145 balaios, totalmente artesanais.

 

Confecção dos Balaios

Os balaios são estruturados com malha em cipó e o preenchimento (trama) em bambu. O corte do cipó foi efetuado na lua minguante para evitar o ataque de insetos. Os cipós foram coletados no terreno de seu Hilário Mariot em matas circunvizinhas do Parque Municipal. Somente após a depuração minuciosa dos ramos dos cipós, é iniciada a confecção dos balaios de forma absolutamente manual.

Posteriormente à confecção, os balaios são colocados na sombra por um período de uma semana. Após esse tempo, são expostos ao sol para finalizar a secagem e evitar o surgimento de mofo e ataque de insetos xilófagos.

Todo este processo, durou mais de quatros meses, tendo uma média de quase dois 2 balaios sendo confeccionados por dia. Existem três tipos de tamanhos dos balaios que envolvem a árvore: Os maiores, que ficam no sopé da árvore, os intermediários que ficam no meio da árvore, e os pequenos, que ficam na parte alta da árvore. A árvore é finalizada com uma estrela confeccionada com corda de sisal, também muito utilizada no cotidiano de nossos antepassados.

O diretor de Turismo do município, William De Rezende participou do programa A Casa é Sua desta quinta-feira (16) e ressaltou detalhes da decoração.

 

publicidade

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.