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Sexta-feira, 01 de março de 2024
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Black Friday: Principal data de liquidação do ano também deve despertar a atenção dos consumidores

Procon de Tubarão pontua quais recomendações os consumidores devem seguir na hora de realizar suas compras.

14/11/2021 15h00 | Atualizada em 13/11/2021 08h09 | Por: Beatriz Godoy Taveira | Fonte: Prefeitura de Tubarão
Foto: Pexels

Inspirada na tradicional queima de estoques realizada pelos comerciantes dos Estados Unidos após a celebração do feriado de Dia de Ação de Graças, anualmente as últimas sextas-feiras de novembro são destinadas a Black Friday. No Brasil, o dia também é destinado a liquidação de produtos em âmbito nacional, com muitas empresas inclusive adaptando a data e realizando a chamada Black November, em que as ofertas se estendem para todo o mês de novembro.

Com as diversas oportunidades de compras que o mês oferece, os consumidores devem redobrar a atenção para evitar surpresas desagradáveis e não terem seus direitos violados na hora de adquirir seus produtos. O coordenador do Procon de Tubarão, Ângelo Danilo Pulita, alerta sobre os casos em que o fornecedor anuncia um produto com preço específico e depois que ele foi incluso no carrinho de compras do site, o valor é alterado.

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Ele também reforça que, em outras situações, também pode ocorrer de depois de concluir a compra o consumidor receber uma mensagem informando que o pedido foi cancelado. “Sugerimos alguns cuidados, e uma das principais recomendações é a pesquisa de preços em sites de comparação e em lojas virtuais e físicas ajudando o consumidor a não ser ludibriado por falsos descontos”, pontua o coordenador.

Além disso, o Procon ainda destacou outras dicas que devem ser observadas e lembrada na hora da compra:

- Evitar sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular, sem e-mail corporativo, CNPJ ou endereço comercial;

- Preferir fornecedores reconhecidos ou indicados por amigos e familiares. Pesquisar sua reputação em sites que avaliam lojas virtuais;

- Não realizar transações on-line em lan houses, cyber cafés, computadores ou redes públicas, pois as máquinas podem não estar adequadamente protegidas;

- Em caso de contratação de entrega em domicílio, solicitar que o prazo seja registrado na nota fiscal ou recibo;

- Somente assinar o documento de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria;

- Caso constatada irregularidade, ela deve ser informada, justificando o não recebimento;

- Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, seja por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos ou internet, o consumidor tem o prazo de sete dias para o desistir da operação, sem precisar apresentar justificativa. O período é contado a partir da data de aquisição do produto ou de seu recebimento;

- Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas;

- Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.

 

 

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