SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sexta-feira, 01 de março de 2024
Geral

Cartórios registram aumento de 27% nos casamento nos 10 primeiros meses de 2021

Setor de eventos também sentiu a recuperação motivada pelo avanço da vacinação e redução do contágio de Covid-19.

Itajaí - SC, 17/11/2021 13h00 | Atualizada em 17/11/2021 09h00 | Por: Daiana Brocardo | Fonte: Arpen/BR
Foto: Marcos Malechi

Em março de 2020, quando a pandemia efetivamente começou a mudar a nossa rotina, muitos casais que sonhavam com a festa de casamento tiveram que adiar os planos. Com o passar do ano, alguns eventos foram adaptados, reduzidos, feitos apenas para parentes e amigos próximos, mas sempre com aquele receio de ficar muito perto. Agora em 2021, com o avanço da vacinação e a redução dos índices de transmissão os casamentos foram retomados. 


Segundo a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen/BR), a quantidade de casamentos aumentou 27,61% entre janeiro e outubro desse ano em relação ao mesmo período de 2020.


Nos dez primeiros meses deste ano, foram realizadas 683.855 celebrações civis, frente a 535.823 matrimônios realizados no ano passado. Ainda segundo a entidade, o aumento começou a ser percebido em em março, quando os números de 2021 ultrapassaram os de 2020. Naquele mês, foram 62.879 casamentos, enquanto em 2020, quando se iniciou a pandemia no país, os números foram fechados em 53.903. Já o maior crescimento percentual foi de agosto para setembro, quando os casamentos aumentaram 25,17%. 


Mesmo diante da diminuição dos casos no Brasil, os protocolos de segurança sanitária para as celebrações seguem mantidos nos cartórios, como o limite de pessoas na cerimônia, o distanciamento, a exigência de máscara e distribuição de álcool em gel, medidas que também fazem com que os noivos se sintam mais seguros para retomar os planos adiados por causa da pandemia. "Mesmo com a vacinação avançando e com a flexibilização, os Cartórios mantiveram todos os cuidados, demostrando que o sonho de uma vida a dois pode ser realizado, mesmo diante deste cenário de crise sanitária que vivemos", explica Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil. 
 

publicidade

Eventos também sentiu aumento
De acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), a pandemia chegou a paralisar 97% do setor, que é responsável por 4,32% do Produto Interno Bruto. Cerca de 880 mil eventos deixaram de ser realizados entre 2020 e 2021. A boa notícia é que já se percebe uma retomada significativa dos empregos e da atividade.


É o que está vivenciando o fotógrafo especialista em casamentos de Itajaí, Marcos Malechi. Ele conta que já sentiu na prática que os eventos voltaram com tudo. Até setembro a média de casamentos era de quatro a cinco por mês, um a cada final de semana. Nos últimos dois meses essa quantidade praticamente dobrou. “A média tem se mantido. Outubro e novembro foi atípico porque acumularam muitos casamentos. Em outubro fizemos oito eventos, e novembro temos nove. O segundo semestre do ano é sempre mais intenso”, explica. 


A expectativa do setor é que apesar da aceleração agora nesse final de 2021, é que os eventos em geral só sejam retomados com 100% de produtividade e capacidade em 2022, quando os índices de vacinação chegarem à grande maioria da população. 


*Com informações da Agência Brasil

 

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.