O Cemitério Central de Tubarão foi fechado para sepultamentos há quase cinco anos, após a aprovação de uma lei. Atualmente, alguns túmulos estão em mau estado de conservação. Confira mais detalhes na reportagem
Em participação ao NotÃcias da Cidade desta quarta-feira (6), o repórter Marcus VinÃcius relata a situação do Cemitério Municipal de Tubarão, conhecido como Cemitério Central. O local foi fechado para sepultamento em 2016, apenas visitações são permitidas. Quem tem túmulos no lugar, pede para fazer novos sepultamentos. Em dezembro de 2019, uma lei foi aprovada para que estes locais se adequem à questão ambiental. Todos os cemitérios do municÃpio precisam se adequar, mas apenas o Central permanece fechado.
O vereador de Tubarão, José Luiz Tancredo, afirma que desde a aprovação vem cobrando a situação da prefeitura. “O executivo mandou fazer um estudo para ver se ainda tinha contaminação do solo”, destaca. Tancredo acredita que, por causa do perÃodo sem sepultamentos, os restos mortais não estejam mais contaminando o solo. O gerente de Serviços Públicos do municÃpio, Douglas Antunes, esclarece que existe um grupo de trabalho para debater a questão. “Encontrar o melhor caminho que atenda à s questões ambientais e a lei em vigor, para dar o retorno efetivo ao cemitério”, aponta.
Atualmente, alguns túmulos estão sem tampa e em mau estado de conservação e precisam de manutenção. Confira mais detalhes nas imagens: