Quinta-feira, 20 de junho de 2024
Geral

Cemitérios tem horário especial a partir desta segunda-feira (01)

Em Itajaí e Balneário Camboriú ações de segurança e prevenção ao mosquito da dengue também vão ser feitas nos principais cemitérios das cidades.

Balneário Camboriú - SC, 01/11/2021 09h30 | Por: Redação | Fonte: PMBC / PMI
Foto: Divulgação PMBC

A partir desta segunda-feira (01) o Cemitério Municipal da Barra, em Balneário Camboriú, estará aberto para visitação das 7h30 às 19h. Três missas estão marcadas para acontecer no local, na terça-feira (02), Dia de Finados: às 8h, às 10h e às 15h.

A equipe administrativa do Cemitério pede aos familiares que colaborem em não levar vasos com flores que não sejam furados (para escoamento da água), e que não coloquem velas sobre os túmulos.

Em Itajaí

O Cemitério da Fazenda, em Itajaí, os portões estão abertos das 7h às 19h nestas segunda (01) e terça-feira (02). A Codetran – Coordenadoria de Trânsito e a Guarda Armada vão atuar na sinalização, organização e orientação aos visitantes. No cemitério do bairro Espinheiros os portões ficam abertos à população das 7h ás 18h.

publicidade

Prevenção ao Aedes Aegypti

Nas duas cidades existe um movimento muito forte me relação aos cuidados e orientações sobre o perigo de deixar água acumulada, já que esse é o ambiente propício para a reprodução do mosquito Aedes Eegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

O Programa de Controle da Dengue de Itajaí alerta ainda que o tempo chuvoso e as temperaturas elevadas favorecem a proliferação de criadouros do Aedes Aegypti, portanto é necessário que medidas preventivas sejam adotadas. Entre elas: substituir as flores naturais pelas artificiais e retirar pratos e embalagens plásticas dos vasos, já que esses materiais podem acumular água.

Em Itajaí, os cemitérios da cidade contam com placas de orientação e recebem monitoramento quinzenal dos agentes de combate a endemias. Após o feriado de Finados, os agentes realizarão uma nova ação com o intuito de remover os depósitos e recipientes com acúmulo de água, mantendo apenas as flores depositadas nos túmulos.

“O maior cemitério de Itajaí, localizado no bairro Fazenda, já apresentou focos positivos do mosquito da dengue neste ano. Portanto, é essencial que a população tome os cuidados preventivos e evite a colocação de recipientes que possam acumular água nos túmulos”, ressalta o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira.

Confira dicas importantes de prevenção da proliferação do mosquito nos cemitérios:

• Ao lavar os túmulos, troque a água dos vasos por terra ou areia;

• Observe se há locais com acúmulo de água e elimine-os;

• Prefira flores artificiais ou plantadas em vasos com terra (sem prato para aparar água);

• Retire as embalagens plásticas que acompanham os vasos de flores;

• Jogue no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos;

• Coloque areia ou terra em locais do túmulo que possam acumular água;

• Retire os suportes que represam água nas capelas para queima de velas;

• Floreiras de concreto devem estar furadas para permitir escoamento da água.

 

Foto: Divulgação PMI

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.