SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Geral

Dia 4 de outubro é destinado a datas comemorativas do meio ambiente

Além do Dia Mundial dos Animais, o Dia da Natureza também é celebrado nesta segunda-feira (4).

Tubarão - SC, 04/10/2021 23h15 | Atualizada em 05/10/2021 08h04 | Por: Beatriz Godoy Taveira
Foto: Pexels

Neste dia 4 de outubro, o meio ambiente é lembrado pela comemoração de duas datas, o Dia Mundial dos Animais e o Dia da Natureza. Instituída em 1931 pelo Congresso Internacional de Proteção aos Animais, que aconteceu em Florença, Itália, a data é atrelada ao Dia de São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais e da natureza. Mas foi apenas em 1978 que o dia passou a ser mundialmente conhecido, após a publicação da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, criado pela Organização das Nações Unidas, e que tem como principal princípio a proteção e respeito dos humanos aos animais e a natureza.

Como uma forma de relembrar as pessoas sobre a importância do meio ambiente, o dia comemorativo tem como objetivo mostrar o quão essencial é preservar a fauna (diversidade de animais de uma determinada região) e a flora (diversidade de plantas de uma região, indispensável para a manutenção da vida, já que é a principal responsável pelo processo fotossintético) do meio que habitamos.

publicidade

Em Tubarão, o biólogo Joares May Junior destaca as séries de desafios que a cidade passou por conta da termelétrica, indústrias e questões de esgoto não tratado que era jogado direto no Rio Tubarão, que corta a cidade e um dos principais cartões postais naturais da região, além de servir como fonte de abastecimento a população local. “O rio sofreu bastante com essas dificuldades, mas nos últimos anos vem se recuperando tanto na questão da termoelétrica, quanto do esgoto industrial”, afirma o biólogo.

Joares ainda pontua que, além de sua importância ambiental, o Rio também é uma das principais fontes de contato e convívio da população com a natureza. “Hoje o Rio Tubarão nos proporciona a proximidade com animais de grande porte, como é o caso das capivaras alguns jacarés e lontras. Além de também oferecer um contato maior das pessoas com diversas aves, já que a beira do Rio é utilizada para fazer atividades físicas, caminhadas e etc.”, explica.

Muito mais do que a consciência de preservação do meio que nos cerca, a data também é um incentivo para as ações de proteção e conservação que cada indivíduo e a sociedade como um todo podem e devem tomar, começando pela própria comunidade. “O que a gente espera é que nos próximos anos mais investimento seja aplicado porque cada real que a gente aplica na conservação nós recebemos, não só em qualidade de meio ambiente, mas também em qualidade de vida para nossa população e isso acaba agregando, mostrando que a nossa região é uma região próspera. Então investir em meio ambiente não é gastar dinheiro é investir no futuro da cidade”, finaliza o biólogo Joares May.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.