SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sábado, 24 de fevereiro de 2024
Geral

Feriadão com chuva e nebulosidade em todo o Estado de Santa Catarina

Previsão é que em algumas regiões o acumulado dos próximos dias chegue a 100 milímetros, metade do que é esperado para outubro.

Itajaí - SC, 09/10/2021 08h05 | Atualizada em 09/10/2021 09h13 | Por: Daiana Brocardo | Fonte: Epagri/Ciram e Defesa Civil de SC
Imagem ilustrativa / Freepik

Quem pensou em passar o feriadão no litoral de Santa Catarina, vai ter dificuldades para aproveitar a praia. O feriadão de Nossa Senhora Aparecida deve ser marcado por chuva e nebulosidade em todo o Estado. Em algumas regiões podem ainda ocorrer rajadas de vento com até 60 quilômetros por hora.

Segundo o meteorologista Marcelo Martins da Epagri/Ciram, “será um período com poucas aberturas de sol e temperaturas mais baixas em algumas regiões. O volume de chuva pode chegar a 100 milímetros no acumulado dos próximos dias, metade do que é esperado para todo o mês de outubro”. Essa condição se estende para a próxima semana. Em média, as temperaturas não passam dos 20 graus, com mínimas na casa dos 10 a 12 graus.

Conforme informações da Epagri/Ciram essa condição ocorre devido a formação de nuvens associadas a um cavado em superfície (área alongada de baixa pressão) e correntes de ventos fortes em altitude. Para completar o cenário, uma massa de ar frio atua também sobre a região mantendo a temperatura baixa. Em parte do Sudeste e Centro-Oeste do país, as nuvens estão associadas ao deslocamento de uma frente fria.

publicidade

Chuva em boa hora?

Se por um lado a chuva vai atrapalhar o feriadão de muita gente, por outro a natureza agradece. O período de chuvas dessa semana deve melhorar ainda mais a situação dos rios do Estado que estavam com o nível baixo. No último dia 05, o Governo do Estado divulgou que as chuvas registradas no mês de setembro já tinham amenizado a crise hídrica. Muitos municípios que estavam em situação de alerta tiveram seu status atualizado para estado de atenção, ou seja, com perspectiva de serem menos afetados pela condição de escassez hídrica.

Segundo informações da Defesa Civil de Santa Catarina, o Boletim Hidrometereológico Integrado mostrou que atualmente 58 municípios estão em estado de atenção, 11 em alerta e sete em estado crítico para o abastecimento urbano. No Boletim divulgado em 15 de setembro eram 88 em atenção, 17 em alerta e quatro em estado crítico. Isso demonstra que, embora a estiagem tenha diminuído seus impactos, ainda preocupa. Para o secretário Executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, o contexto de crise hídrica é propício para que todos os cidadãos avaliem o uso dos recursos ambientais. “É fundamental que a população use a água e os demais recursos ambientais de maneira racional e consciente. Essa é uma necessidade do nosso tempo, de aprendermos que nossas ações cotidianas afetam o meio ambiente e, consequentemente, a sociedade como um todo”, explica o secretário.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.