O animal, sem vida, ficou preso entre as pedras, o que dificulta a manobra
Na manhã deste domingo, 17, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi acionado por pescadores sobre o encalhe de um filhote de Baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) nas proximidades do costão da Praia de Itapirubá Norte, Imbituba (SC).
O animal, sem vida, ficou preso entre as pedras, o que dificulta a manobra para manipular o filhote e coloca em risco qualquer pessoa que tente se aproximar.
A equipe do PMP-BS/ Udesc, responsável pelo acionamento, monitora o animal até as condições ambientais permitirem uma manobra segura.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos.
A UDESC monitora o Trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do Trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.