Segunda-feira, 17 de junho de 2024
Geral

Filhote de Baleia-jubarte encalha na Praia de Itapirubá Norte, Imbituba

O animal, sem vida, ficou preso entre as pedras, o que dificulta a manobra

Imbituba, 18/10/2021 00h30 | Por: Redação | Fonte: PMP-BS/Udesc
Facebook: PMP-BS/Udesc

Na manhã deste domingo, 17, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi acionado por pescadores sobre o encalhe de um filhote de Baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) nas proximidades do costão da Praia de Itapirubá Norte, Imbituba (SC).

O animal, sem vida, ficou preso entre as pedras, o que dificulta a manobra para manipular o filhote e coloca em risco qualquer pessoa que tente se aproximar.

A equipe do PMP-BS/ Udesc, responsável pelo acionamento, monitora o animal até as condições ambientais permitirem uma manobra segura. 

publicidade

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. 

A UDESC monitora o Trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do Trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.