SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sábado, 24 de fevereiro de 2024
Geral

Florianópolis recebe a quarta edição do TUM Sound Festival

O evento é considerado o mais completo festival/conferência de música e negócios de Santa Catarina

Florianópolis- SC, 03/11/2021 17h24 | Atualizada em 03/11/2021 17h25 | Por: Guigo Romagna | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Tum Sound Festival 2019. Foto: Jorge Scherer

Gravadoras, selos, editoras, diretores de festivais, representantes de casas noturnas, produtores, startups e profissionais da economia criativa estarão reunidos na quarta edição do TUM Sound Festival - Música, Inovação e Empreendedorismo, em Florianópolis, de 12 a 14 de novembro.

O mais completo festival e conferência de música e negócios de Santa Catarina tem como objetivo fomentar o ecossistema musical, conectando a cadeia produtiva da música e de redes criativas por meio de rodadas de negócios, palestras, painéis, workshops e showcases de 16 bandas e artistas. O evento será híbrido e terá programação presencial com transmissão online.

Considerada uma das áreas da chamada Economia Criativa, a música é o carro-chefe do festival, que também engloba outros segmentos da cultura e o empreendedorismo. Segundo a pesquisa Mapeamento da Indústria Criativa de 2019 da Firjan, que identifica como se comportou a Indústria Criativa no Brasil no período entre 2015 e 2017, Santa Catarina sai na frente e junto com São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, integra o rol de estados que mantiveram a participação de profissionais criativos acima da média nacional (1,8%). Por aqui, 2,1% de todos os trabalhadores são ligados à indústria criativa. Ainda de acordo com o estudo, a economia criativa responde por 2,61% do PIB brasileiro e cresce em ritmo mais acelerado do que o visto em outros setores.

Apesar do impacto provocado no setor pela pandemia, a tendência é de aquecimento nos negócios. Tanto que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2021 como “Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável”. A entidade indica que nos últimos 15 anos o setor foi um dos que cresceu em ritmo mais acelerado na economia mundial. "A sociedade está mudando, com as pessoas valorizando cada vez mais as experiências, qualidade de vida, o lazer e outros hábitos diretamente ligados à economia criativa. O TUM está inserido nesse contexto e deve ser um protagonista do fortalecimento do setor no estado", comenta a idealizadora do festival, Ivanna Tolotti que participou do programa A Casa é Sua desta quarta-feira (03).

Para 2022, o festival conta com uma novidade. O TUM estará em todo o estado de Santa Catarina, afirma a organizadora. “No ano que vem, terá uma expansão no que tange ao empreendedorismo, o projeto está sendo cada vez mais capacitado para juntamente com o SEBRAE, abranger a cultura criativa e leva-la para várias regiões de SC, inclusive para Criciúma”, reforça.

 

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.