Quinta-feira, 20 de junho de 2024
Geral

Fumaça de cigarro pode causar câncer em cães

Ao estudar 120 terriers escocêses durante 3 anos, a pesquisa descobriu que os cães expostos à fumaça do cigarro tinham seis vezes mais chances de desenvolver câncer

Florianópolis , 09/01/2024 15h19 | Por: Redação | Fonte: Mega Curioso
Foto: Getty Images/Reprodução/SCTodoDia

Os efeitos nocivos do hábito de fumar na saúde humana são amplamente conhecidos. Contudo, uma recente investigação liderada pela veterinária Deborah Knapp, da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, revela que mesmo a exposição à fumaça residual do cigarro, presente nas roupas após permanecer em ambientes enfumaçados, pode afetar negativamente a saúde dos cães.

A pesquisa, que acompanhou 120 terriers escocêses ao longo de três anos, identificou que os cães expostos à fumaça do cigarro apresentavam seis vezes mais chances de desenvolver câncer de bexiga em comparação com aqueles não expostos.

A urina dos cãezinhos como objeto de estudo

 

A equipe de pesquisa avaliou a exposição à fumaça do cigarro por meio de questionários preenchidos pelos proprietários e da análise da urina dos cães em busca de cotinina, um alcaloide presente no tabaco e principal metabólito da nicotina, frequentemente utilizado como biomarcador para exposição à fumaça do tabaco.

Surpreendentemente, alguns cães apresentaram cotinina na urina mesmo quando seus donos não fumavam, levando os pesquisadores a suspeitar que os cães poderiam absorver a substância cheirando ou lambendo as roupas contaminadas. Esse achado destaca a necessidade de conscientizar os donos sobre os potenciais riscos à saúde de seus animais de estimação.

publicidade

Cães como "alertas" aos riscos ambientais em humanos

Os cães, devido à sua vida mais curta, podem ser considerados "sensíveis alertas" para riscos ambientais em humanos. Enquanto condições relacionadas a carcinógenos em humanos podem levar décadas para se manifestar — como o câncer —, nos cães, esses efeitos podem surgir em um curto período de um ano, por exemplo.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.