Sexta-feira, 21 de junho de 2024
Geral

Idoso atingido por abrigo de ônibus continua internado, em Itajaí

O idoso de 77 anos chegou a passar por uma cirurgia, mas há sinais de infecção. Acidente chamou atenção para manutenção dos abrigos na cidade.

Itajaí - SC, 19/10/2021 09h45 | Por: Redação
Foto: Arquivo pessoal

Continua internado sem previsão de alta o idoso de 77 anos, que ficou ferido após ser atingido por um abrigo de ônibus, em Itajaí. Moacir Marques teve três fraturas no pé direito, foi operado no mesmo dia do acidente no Hospital Marieta Konder Borhausen. Segundo a nora, Raquel Marques, a cirurgia demorou cerca de 10 horas, mesmo assim a situação é crítica. “Ele está com o pé muito machucado”, fala. Ainda conforme a nora, os médicos chegaram a cogitar a possibilidade dele perder o pé, devido a infecção.Nesta terça-feira (19) novos exames e avaliações devem ser feitas para saber exatamente a situação.

O acidente foi por volta das 16h, da última quinta-feira (14), no bairro São Roque. Naquela tarde, o idoso saiu de casa para se exercitar e parou no abrigo na rua Domingos Rampelotti para descansar, quando o estrutura simplesmente caiu sobre ele. Segundo relato de testemunhas, foi preciso quatro pessoas para erguer o aobrigo de ferro e retirar o idoso. Imagens do abrigo mostram a base corroída pela ferrugem, o que pode ter provocado a queda.

Família cobra apoio do município

Desde o dia do acidente a família cobra apoio e posicionamento do município, já que os abrigos são de responsabilidade do poder público. Nesta segunda-feira (18), o secretário de obras Marcio José Gonçalves, o Dedé, foi ao hospital para conversar com a família e visitar o idoso. “É uma situação delicada. A gente vai estar acompanhando direto, já combinei com a neta e vamos ficar em contato todos os dias. Me coloquei à disposição para ajudar no que é possível a gente fazer”, diz.

O secretário disse ainda que entende que a família esteja chateada com o ocorrido. “É um senhor de idade, que já teve um AVC e tinha metade do corpo comprometido. O pé afetado é justamente o que ele tinha mais força”, fala.

Apesar da visita e do primeiro contato, por enquanto o município não disse o que deve fazer efetivamente em relação ao atendimento do idoso.

publicidade

Acidente chama atenção para manutenção

Logo após o acidente o vereador Rubens Angioletti (Podemos), usou as redes sociais para alertar sobre o perigo oferecido por algumas estruturas públicas. O vereador já tinha denunciado a falta de manutenção e situação precária de alguns abrigos, e chegou a enviar requerimentos ao executivo, mas segundo ele, nada foi feito. Em um vídeo gravado pelo vereador, ele cobra assistência do município ao idoso. “Não foi vendaval, nem nada, a responsabilidade é de vocês”, fala Angioletti se referindo ao município. Em outras denúncias Angioletti mostra praças e estruturas esportivas. Em uma das denúncias, o pilar de madeira de uma cancha de bocha aparece pendurado, simplesmente a estrutura apodreceu.

Segundo a Secretaria de Obras de Itajaí, são mais de mil paradas de ônibus, mas abrigos para os passageiros são 380. “A gente tem uma manutenção periódica. Esse que caiu, por exemplo, passou por manutenção há 40 dias. O que o pessoal detectou é que tem um furo na parte de cima do ferro, pode ter entrado água, oxidado e apodrecido de dentro pra fora. Ninguém viu e aconteceu essa fatalidade”, explica o secretário de obras, Márcio José Gonçalves, o Dedé.

O secretário disse ainda que a equipe de rua foi orientada a redobrar os cuidados, a manutenção e a revisão de todos os equipamentos para evitar que outros casos aconteçam. “A gente sai de casa todos os dias pra fazer o bem às pessoas, e aí acontece uma coisa dessas, com uma pessoa de idade ainda... Estamos muito chateados”, finaliza Dedé.

Fotos do dia do acidente, cedidas pela família.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.