Segunda-feira, 24 de junho de 2024
Geral

JBS assume operação temporária do Porto de Itajaí

A gigante do setor alimentício ficará à frente do terminal até a conclusão do leilão de concessão, previsto para 2025, por meio de contrato provisório autorizado pela Antaq

Itajaí - SC, 20/05/2024 13h53 | Por: Kelle Maciel | Fonte: MPor
Foto: divulgação/SC Todo Dia

A confirmação do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, de que a JBS assumirá temporariamente a operação do Porto de Itajaí gerou confusão no mercado. A gigante brasileira, por meio da subsidiária Seara, ficará à frente do terminal em Santa Catarina com um contrato de arrendamento provisório de dois anos. Esta medida busca evitar a inatividade do porto até que o leilão de concessão, previsto para 2025, seja concluído.

Segundo Costa Filho, a Seara deve iniciar as operações no porto entre julho e agosto. Paralelamente, o governo federal planeja lançar, no segundo semestre, o edital definitivo de concessão do Porto de Itajaí, que terá prazo de 34 anos, prorrogáveis por igual período. Assim, a JBS não assumirá definitivamente o porto, mas poderá concorrer no edital definitivo.

Desde o final de 2022, o Porto de Itajaí não movimenta contêineres, principais itens de operação portuária, após o término do contrato de arrendamento com a APM Terminals. Tentativas anteriores de concessão foram malsucedidas, resultando em um edital temporário vencido pela Mada Araújo, que não conseguiu retomar as operações.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.