SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Segunda-feira, 18 de outubro de 2021
Geral

Laguna implementa metodologias ativas de ensino

Município incentiva estudantes a elaborarem trabalhos onde eles mesmos são protagonistas e usam da criatividade para apresentarem seus projetos de uma forma mais dinâmica e que contribua para a aprendizagem

Laguna, 14/10/2021 08h58 | Por: Eduardo Mota | Fonte: Prefeitura de Laguna
Foto: PML/Divulgação

O município de Laguna, através da secretaria de Educação e Esportes, está desenvolvendo projetos educacionais através de uma metodologia ativa de aprendizagem. A Escola Municipal de Educação Básica Comandante Moreira, realizou com alunos do 6º ao 9º ano trabalhos com temas que envolvem conscientização ambiental (sobre a importância da baleia-franca e valorização do Farol de Santa Marta) e também sobre violência contra a mulher. Quem explica mais sobre essa metodologia é a secretária de Educação e Esportes do município, Juliana Fagundes. Ela pontua que a Metodologia Ativa de Aprendizagem é baseada no papel do aluno como protagonista, onde ele apresenta os trabalhos através de seus respectivos estudos. Ela destaca um trabalho onde um grupo de alunos usou a plataforma Minecraft para recriar digitalmente o cenário aquático do litoral visitado pelas baleias-francas, além de também recriarem o cenário do Farol de Santa Marta.

publicidade

Juliana ressalta que os alunos que elaboraram o projeto convidaram professores e colegas para assistirem sua apresentação, já com a intenção de incentivarem e mobilizarem pessoas que defendem a preservação e valorização dos patrimônios naturais da região. Juliana conta também que, dentro da Metodologia Ativa de Aprendizagem, houve um trabalho coordenado por uma professora de inglês que foi uma refilmagem de filmes norte-americanos, voltados para a discussão sobre a violência contra a mulher, feita toda em inglês. Ela explica que os alunos desenvolveram naturalmente um diálogo na língua inglesa, abordando o tema da violência.

Juliana explica que a Metodologia Ativa de Aprendizagem é benéfica sobretudo para atividades práticas, porque além de permitir que o aluno seja protagonista do processo de ensino, ela permite relacionar o currículo básico da escola com questões da vida social, como a violência contra a mulher e o meio ambiente.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.