SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Quarta-feira, 08 de dezembro de 2021
Geral

Marco Zero será reurbanizado para valorizar patrimônio histórico, turístico e cultural de Itajaí

Ordem de serviço foi assinada nessa sexta-feira, 1º, na sala de reuniões do Gabinete do prefeito

Itajaí - SC, 02/10/2021 17h15 | Por: Redação
Divulgação

Com a ordem de serviço assinada nessa sexta-feira, 1º, a reurbanização do Marco Zero de Itajaí, a praça Vidal Ramos, está garantida. A obra vai destacar o potencial turístico do berço da colonização e ocupação da cidade, além de valorizar o patrimônio histórico e cultural da região. O ato oficial, realizado na sala de reuniões do Gabinete do prefeito, demarca mais uma transformação dos espaços de convivência realizada no conjunto de obras e reurbanizações no Centro de Itajaí, como o Largo da Matriz e a Rua Pedro Ferreira.

“Pelo Marco Zero de nossa Itajaí muitas histórias iniciaram. O espaço lembra a importância de nosso patrimônio e a forte ligação com aspecto religioso e a chegada de diferentes denominações ao estado de Santa Catarina”, explica o prefeito Volnei Morastoni. “Passamos por um momento de dificuldades durante a pandemia, mas já superamos e muitas obras estão por vir”, completa Morastoni.

O projeto prevê a completa reurbanização urbanística da praça Vidal Ramos ao incluir os jardins Lauro Müller e Bruno Malburg. Assim como na reurbanização do Largo da Matriz, a obra pretende ainda valorizar o entorno e a Igreja Imaculada Conceição, conhecida como igrejinha velha, restaurada em 2018. A revitalização marca mais uma etapa na requalificação da área central de Itajaí.

publicidade

Roteiro turístico e religioso da região do Litoral Norte catarinense

“A cidade vive um momento muito estratégico para a requalificação do Centro urbano. Os investimentos aproveitam o crescimento econômico para atrair novos negócios e novos moradores para a região”, avalia o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim. “Nossa preocupação é não deixar o Centro morrer como aconteceu em muitas grandes cidades”, conclui Lamim.

Com área aproximada de 5.500 metros quadrados, a praça Vidal Ramos receberá a total substituição do piso, implantação de novos canteiros e paisagismo, instalação de novos equipamentos públicos e novo sistema de iluminação para destacar os principais elementos arquitetônicos da praça. A execução dos trabalhos prevê ainda a ampliação da arborização para composição da paisagem e não irá retirar nenhuma árvore da praça e dos jardins.

Os investimentos são de R$ 1,2 milhão em convênio com a Caixa Econômica Federal e um prazo de execução de seis meses. A requalificação quer fortalecer em Itajaí o roteiro turístico e religioso da região do Litoral Norte catarinense. 

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.