SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

A concorrência cresce no digital e sua empresa não tem presença online?EVOLUA!
Quinta-feira, 18 de agosto de 2022
Geral

Me Conta Essa História: Assistência à maternidade nas décadas de 80 e 90 em Criciúma é pauta do quadro

O quadro Me Conta essa História da última quinta-feira (16), recebeu a doutoranda Marina Schneider para uma conversa sobre sua pesquisa acerca da relação entre mulheres e maternidade nas últimas décadas

Criciúma - SC, 17/09/2021 09h24 | Por: Higor Romagna | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Freepik

Natural da cidade de Araranguá, Marina da Silva Schneider é Doutoranda em História na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestra em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e Graduada em História (UNESC).

Em sua dissertação de mestrado, Marina investigou as políticas sociais de assistência às mulheres e a maternidade em Criciúma. A pesquisa, que foi realizada durante dois anos, analisa o contexto político da década de 80, que deu início a novos movimentos sociais. A busca das mulheres por direitos igualitários levantou como pauta a questão da maternidade.

Segundo a pesquisadora, nesse período Criciúma enfrentava um grande problema, o aumento no número de crianças em situação irregular. Na época, as mulheres eram resumidas ao seu papel de mãe, e por isso, foram tidas como as principais culpadas por tal situação. Na entrevista, a doutoranda conta um pouco sobre os aspectos da Região Carbonífera que levaram a existência destas formas de assistência.

 

publicidade

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.