SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Invista no posicionamento digital da sua empresa com o Estúdio SContime!CLIQUE AQUI
Terça, 24 de maio de 2022
Geral

O centenário de Paulo Freire

O educador pernambucano estabeleceu um pensamento didático, no qual defende que o objetivo maior da educação é a conscientização do estudante

Criciúma - SC, 30/09/2021 17h09 | Atualizada em 30/09/2021 17h08 | Por: Higor Romagna | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Reprodução

No dia 19 de setembro, o patrono da educação brasileira, Paulo Freire completaria 100 anos. O educador estabeleceu um pensamento didático, no qual defende que o objetivo maior da educação é a conscientização do estudante. Ensinar o aluno a ler o mundo para poder transformá-lo. Esta era a iminente vontade de Freire. O pedagogo que foi preso e exilado no período da Ditadura Militar, atualmente, é referência internacional no campo das humanidades, com 41 títulos Doutor Honoris Causa concedido pelas universidades.

Sua obra mais famosa, “Pedagogia do Oprimido”, enfatiza um novo método de educação, no qual não cria entre o aluno e o professor, um distanciamento e sim uma aproximação, no que tange aos diálogos. Portanto, de forma libertadora, esse critério pedagógico choca com o conceito de opressor e oprimido e salienta como principal diferencial no novo modelo educacional, a autonomia do pensamento.

A professora Lili Coelho participou do programa A Casa é Sua e ressaltou a importância social e pedagógica de Freire para a educação brasileira.

 

publicidade

 

Leia mais

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.