O educador pernambucano estabeleceu um pensamento didático, no qual defende que o objetivo maior da educação é a conscientização do estudante
No dia 19 de setembro, o patrono da educação brasileira, Paulo Freire completaria 100 anos. O educador estabeleceu um pensamento didático, no qual defende que o objetivo maior da educação é a conscientização do estudante. Ensinar o aluno a ler o mundo para poder transformá-lo. Esta era a iminente vontade de Freire. O pedagogo que foi preso e exilado no período da Ditadura Militar, atualmente, é referência internacional no campo das humanidades, com 41 títulos Doutor Honoris Causa concedido pelas universidades.
Sua obra mais famosa, “Pedagogia do Oprimido”, enfatiza um novo método de educação, no qual não cria entre o aluno e o professor, um distanciamento e sim uma aproximação, no que tange aos diálogos. Portanto, de forma libertadora, esse critério pedagógico choca com o conceito de opressor e oprimido e salienta como principal diferencial no novo modelo educacional, a autonomia do pensamento.
A professora Lili Coelho participou do programa A Casa é Sua e ressaltou a importância social e pedagógica de Freire para a educação brasileira.