Segunda-feira, 24 de junho de 2024
Geral

O Corpus Christi é ou não é um feriado?

Saiba onde a data é considerada feriado e onde é ponto facultativo

Itajaí - SC , 24/05/2024 10h09 | Por: Joca Baggio
Foto: Divulgação/SCTodoDia

Em nível nacional, o dia do Corpus Christi, neste ano comemorado em 30 de maio, é considerado ponto facultativo, de acordo com o calendário divulgado pelo governo federal todos os anos. Mas tem estados que decretaram que a data é feriado e outros que a consideram ponto facultativo, que é um dia em que o trabalho não é obrigatório para certas categorias de funcionários. 

Para ser feriado, é preciso que a cidade ou o estado estabeleçam a data no calendário local por meio de decreto. Para se ter uma ideia, em apenas 14 capitais brasileiras a data é considerada feriado. No Sul do país, Curitiba e Porto Alegre decretaram feriado municipal em 30 de maio deste ano e, em Florianópolis, será ponto facultativo. 

Já entre as principais cidades de Santa Catarina, os municípios de Itajaí, Navegantes, Criciúma, Tubarão, Joinville e Chapecó decretaram feriado municipal, ou seja, moradores destas cidades, em que a data católica é feriado, poderão ter folga. Já em Florianópolis e Blumenau a data foi considerada ponto facultativo. 

Para saber se na sua cidade o Corpus Christi é ou não feriado, de um Google . As prefeituras são obrigadas a definir, no início de cada ano, por decreto, as datas comemorativas consideradas pontos facultativos e feriados nacionais.

Entenda o significado religioso do Corpus Christi

O feriado de Corpus Christi está ligado à Páscoa, que marca a morte e a ressurreição de Cristo, que tem, por sua vez, ligações com a Páscoa judaica (a saída dos hebreus do Egito para a Terra Prometida). A data rememora a Última Ceia de Jesus Cristo junto aos discípulos e é celebrada sempre na quinta-feira 60 dias após o domingo de Páscoa. 

O Corpus Christi homenageia o sacramento da eucaristia, também conhecido na Igreja Católica como “corpo de Cristo”, na tradução do latim para o portugues. 

A origem do Corpus Christi é belga e remonta ao século XIII. A data foi instituída pelo Papa Urbano IV através da Bula “Transiturus de Hoc Mundo”, de 11 de agosto de 1264, tendo sido promulgada em 1317 pelo Papa João XXII.
No Brasil, o Corpus Christi é comemorado com missas e procissões, as quais são abrilhantadas com os extensos tapetes feitos pelos fieis que se esmeram para ornamentar o chão pelo qual Jesus passar.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.