SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

A concorrência cresce no digital e sua empresa não tem presença online?EVOLUA!
Quinta-feira, 11 de agosto de 2022
Geral

Orleans é finalista na votação popular do Green Destinations

A Cidade das Colinas participa com o Movimento Orleans Viva e a luta contra a exploração de carvão em 2018

Orleans - SC, 14/01/2022 15h38 | Atualizada em 17/01/2022 14h09 | Por: Eduardo Madeira | Fonte: Rádio Cidade em Dia
Foto: Divulgação

Em outubro de 2021, a cidade de Orleans foi finalista na premiação Top 100 Green Destinations. Agora, através do voto popular, com o Movimento Orleans Viva, a Cidade das Colinas pode ter eleita a melhor história dos 100 destinos na categoria "Escolha Popular” na Green Destinations People's Choice Awards 2021.

A premiação do Green Destinations reconhece as práticas sustentáveis de turismo. O programa internacional diferencia e reconhece o esforço dos destinos turísticos em implementar estratégias e medidas de gestão que contribuam para a sustentabilidade dos seus territórios num conjunto diversificado de áreas. Essas avaliações passam pela gestão do destino; natureza e paisagem; ambiente e clima; cultura e tradição; bem-estar social; negócios e hospitalidade, e uma auditoria independente no local.

No caso específico da votação popular, a Cidade das Colinas participa com o Movimento Orleans Viva e a luta contra a exploração de carvão em 2018. Na ocasião, o município passou a discutir a exploração em uma comunidade do interior, mas o surgimento do movimento e o engajamento junto da sociedade e do poder público fizeram com que as pretensões das empresas do ramo não prosperassem. Francisco Bett Bussolo, integrante do movimento, lembra uma parte dessa caminhada e destaca a importância de Orleans receber esse reconhecimento internacional.

“Vários grupos de pessoas da cidade lutaram contra a mineração. O local onde queriam fazer a extração abastece o município e acabaria com a nossa água. A importância disso é abrir os olhos para a preservação”, observa Bussolo.

O Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) apoiou todo o processo e auxiliou na inscrição. A agente do DEL, Giani Lolli, lembra que desde o surgimento do Movimento Orleans Viva, lideranças perceberam que era possível, sim, pensar num turismo de forma segura e sustentável. “Acredito que todo mundo conheça nossa cidade e nossas encostas da Serra. Temos uma beleza cênica única e isso acabou nos levando a participar da Green Destinations”, destaca Giani.

Quem também apoiou o movimento foi a Prefeitura do município, que desde o princípio se posicionou contra a exploração de carvão no interior e deu voz ao Movimento Orleans Viva. Por isso, a indicação no Green Destinations e o reconhecimento ao ponto de concorrer na votação popular foi motivo de festejos para o diretor do Departamento de Turismo, Leomar Brugnara. “Orleans vem se destacando porque está entre as montanhas e as praias. Isso deu grande suporte e grande avanço no setor turismo para recebermos esse prêmio”, afirma Brugnara.

O link para votação já está disponível. O resultado deve ser divulgado entre os dias 9 e 13 de março.

Ouça abaixo a reportagem completa:

publicidade

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.