Amostragens e ensaios foram feitos em 21 municípios do litoral, sendo 4 deles na Grande Florianópolis, além da capital.
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou na última sexta-feira, o relatório de balneabilidade referente ao mês de setembro. De acordo com as coletas realizadas na semana de 27 de setembro a 01 de outubro de 2021, dos 231 pontos analisados, 180 estão próprios no litoral catarinense, o que representa 77,9%.
Em um comparativo com o último relatório divulgado em Agosto, 5 pontos passaram da condição próprio para impróprio e 14 pontos passaram da condição de impróprio para próprio.
Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 72 estão em condições de receber banhistas, o que representa 82,8%. Ao todo, 21 municípios do litoral foram observados, sendo destes, quatro na Grande Florianópolis: Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça e São José; além da capital.
O IMA conta com apoio do Corpo de Bombeiros para a realização das coletas e o resultado pode ser acessado na íntegra pelo site: balneabilidade.ima.sc.gov.br e pelo aplicativo Praia Segura.
A presidência do IMA informou que durante a baixa temporada, de abril a outubro, a pesquisa é realizada mensalmente. Já de novembro a março, os resultados das amostras são divulgados todas as semanas.