Terça, 23 de abril de 2024
Geral

Polícia Civil instaura inquérito para investigar policial militar da reserva por racismo

PMSC levará o caso para a corregedoria-geral da corporação

Tubarão, 20/09/2021 10h00 | Por: Redação | Fonte: Polícia Civil
Reprodução

A Polícia Civil instaurou nesta sexta-feira (17) um inquérito para investigar um policial militar da reserva que aparece alterado e agressivo em um vídeo gravado. Nele, o Pm da Reserva xinga uma mulher e o filho dela por serem negros. 
Hélio Martins, de 57 anos de idade, admite ser racista e ameaça bater na mulher, durante a gravação feita por ela. Hélio reside em São Ludgero, no Sul do Estado, e será investigado por racismo, crime previsto no Art 20 do Código Penal, que aponta crime praticar o preconceito de raça. A pena prevista é de um a três anos de prisão e multa.
No vídeo, o homem aparece em discussão com uma mulher. Ele diz "teu filho é um maldito de um negro desgraçado, que é pirracento". Ele ainda diz em voz alta “porque eu tenho ódio, porque eu sou racista, porque eu não suporto negro”. Além dos relatos racistas, Hélio Martins ameaça agredi-la e também a chama de “macaca”.
Conforme Éder Matte, Delegado de Polícia responsável pelo caso, as diligências policiais terão continuidade na próxima semana com depoimentos da mulher, do investigado e de testemunhas que possam contribuir com as investigações: “Várias pessoas da região e da cidade entraram em contato comigo para relatar sobre o vídeo. As pessoas estavam revoltadas e a sociedade não tolera mais essa prática, assim como a Polícia Civil não irá aceitar”, afirmou o Delegado.
O delegado informou ainda que a investigação busca também identificar onde e quando ocorreu o caso. "Tudo indica que os fatos foram em São Ludgero. Essa mulher que grava o vídeo, a princípio se apurou que ela é ex-mulher dele. Tudo indica que os fatos se deram na residência do casal, em São Ludgero", complementou.

publicidade

POSICIONAMENTO DA POLICIA MILITAR

A Polícia Militar disse em nota que "repudia toda e qualquer tipo de violência contra a mulher ou vulnerável, bem como qualquer tipo de racismo" e que o caso identificado será encaminhado à Corregedoria-Geral da Corporação, para que a referida ocorrência possa ser apurada com rigor por todos os processos legais;
A PM ainda menciona que todo o policial militar, seja de ativa ou da reserva, deve seguir em conformidade com os dispositivos previstos no Regulamento Disciplinar da PMSC, Código Penal Militar e legislação penal geral. 
Por fim, o Comando da Corporação informou que Hélio é um sargento da PM de Santa Catarina que está na reserva desde 9 de março de 2016. De acordo com informações apuradas junto à PMSC, ele chegou à ser denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina há cerca de 10 anos pelo crime de ameaça em ambiente familiar, mas acabou sendo absolvido na época.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.