Quarta-feira, 19 de junho de 2024
Geral

Projeto de abertura de nova rodovia entre SC e RS está sendo elaborado pelo Iparque

Equipe da Unesc foi contratada pela prefeitura de Jacinto Machado para elaborar estudo na região da Serra da Pedra

Jacinto Machado - SC, 12/11/2021 07h45 | Por: Redação
Divulgação/Unesc

A prefeitura de Jacinto Machado firmou contrato com o Centro de Pesquisa e Estudos Ambientais (CPEA), vinculado ao Iparque da Unesc, para elaborar o Projeto Geométrico Executivo para a abertura de uma nova ligação entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A estrada a ser aberta deve ter 5,6 quilômetros, na localidade de Serra da Pedra em direção ao limite com o município gaúcho de Cambará do Sul.

Divulgação/Unesc

“É uma estrada para fins turísticos”, explica o professor e engenheiro Sérgio Galatto, do Iparque. Além do Projeto Geométrico Executivo, os técnicos do CPEA estão elaborando o Estudo de Impacto Ambiental / Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), documentos que serão entregues em dezembro à prefeitura. “O EIA/RIMA serve para obtenção das licenças ambientais”, observa, lembrando que se trata de uma exigência do Instituto de Meio Ambiente (IMA) para licenciar empreendimentos e obras.

“Já concluímos várias etapas de elaboração do EIA/RIMA”, confirma o professor Galatto. Nos últimos dias, na mais recente visita da equipe do CPEA, foi executada a terceira campanha de levantamento de fauna, relacionando os mamíferos que habitam a região. “Um dos objetivos do projeto, com a execução da estrada, é a promoção de turismo rural, por isso também a importância desses levantamentos em detalhes”, aponta.

publicidade

A obra terá algumas dificuldades impostas pelo relevo da região da divisa entre os Estados. “É, o local situa-se no sopé da Serra Geral, trata-se de uma área de difícil acesso, bastante íngreme e coberta por vegetação nativa”, observa Galatto. Cerca de 20 profissionais do Iparque estão envolvidos na elaboração desse projeto contratado pela prefeitura de Jacinto Machado. “É uma equipe multidisciplinar das áreas de engenharia ambiental, civil, agrimensura, agronomia e de minas, além de geologia, biologia, arqueologia e da área social”, refere o professor.

Divulgação/Unesc

No levantamento realizado nesta semana estiveram na Serra da Pedra a bióloga Mariluci Pereira e a engenheira agrônoma Adriana Duart, que responde pela coordenação técnica do EIA/RIMA. A expectativa, posteriormente, será pelo mesmo procedimento a ser adotado no lado gaúcho, pelo município de Cambará do Sul, que deverá contratar um projeto semelhante, mas a Unesc não terá participação neste caso.

“O Iparque atua em projetos como este com sua equipe especializada do CPEA. Atuamos na elaboração de Planos de Manejo de Unidades de Conservação, Estudos Técnicos Socioambientais, Estudos de Impacto Ambiental e Estudo Ambiental Simplificado”, explica o professor Galatto.

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.