Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Geral

Recortes do Cotidiano: símbolos sem adesão sociocultural

O dia 21 de abril foi um desses, pois atualmente muitas pessoas desconhecem a história de Tiradentes

Criciúma - SC, 26/04/2022 14h47 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Reprodução

No quadro Recortes do Cotidiano desta terça-feira (26), a professora e jornalista Heloisa Preis, trouxe à tona os símbolos sem adesão sócio-cultural presentes em nosso dia-a-dia, seja por meio dos feriados ou através de datas comemorativas. O dia 21 de abril foi um desses, pois atualmente muitas pessoas desconhecem a história de Tiradentes.

A Inconfidência foi o movimento mais relevante do Brasil em busca do fim da colonização portuguesa. No século XVIII, com a queda na produção aurífera de Minas Gerais, o país europeu começou a cobrar elevados impostos da população brasileira. Isso revoltou a elite da região contra Portugal.

Tiradentes ficou conhecido por sair às ruas para conquistar a adesão do povo ao movimento. Ao contrário da maioria dos envolvidos, não fazia parte da elite. Era alferes e tinha esse apelido por exercer também o ofício de dentista.

A origem pobre fez com que Tiradentes fosse condenado à morte e ao esquartejamento. Partes de seu corpo ficaram expostas ao público para desencorajar outras tentativas de rebelião. Os ativistas que tinham posses e influência conseguiram escapar da pena máxima.

No entanto, mesmo com sua importância e participação na construção da sociedade brasileira, as pessoas desconhecem esse símbolo e seu contexto histórico.

 

publicidade

 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.