O documento apresenta medidas que preveem um novo plano de cargos e salários que beneficiem professores aposentados e da ativa.
O relatório final sobre o novo plano de cargos e salários do magistério público estadual foi aprovado na tarde desta quarta-feira (8) pela comissão mista da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. De autoria do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), o documento, que agora será encaminhado ao Poder Executivo, contém propostas que devem beneficiar cargos e salários de professores atuantes ou que já se aposentaram.
A comissão propõe, além da descompactação da tabela de vencimentos, com o objetivo de valorizar a carreira, a criação de um programa de saúde específico aos profissionais do setor, aumento do vale-alimentação, inclusão de novos cargos, etc. “Tenho certeza que esse relatório será uma base importante para uma reflexão e que muitas dessas sugestões possam ser incorporadas à proposta do Executivo. Sei que não será uma tarefa fácil, por causa do impacto positivo, mas estaremos vigilantes para fazer o que melhor for possível. Vamos batalhar para que venha uma proposta consistente e que, no debate, a gente possa melhorar o que for enviado”, afirmou Dr. Vicente.
A proposta foi elaborada com base nas manifestações apresentadas pelos membros da comissão, autoridades do Executivo, servidores da Educação e representantes de entidades de classe. A deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da comissão mista, lembrou que três secretários estaduais se comprometeram a enviar a Alesc o projeto de lei com o novo plano ainda esse ano. Ela ainda ressaltou que, a aprovação do relatório é apenas o passo inicial para a conquista de um novo plano de carreira do magistério.