Segunda-feira, 24 de junho de 2024
Geral

Rio do Sul se prepara para mais uma enchente

Defesa Civil abre os primeiros abrigos na cidade e orienta que moradores de áreas baixas se preparem para eventual inundação

Rio do Sul - SC, 18/05/2024 14h35 | Por: Joca Baggio
Foto: Imagem ilustrativa/SCTodoDia

Rio do Sul já se prepara para enchente a partir deste sábado (18). A previsão partiu da prefeitura e Defesa Civil. Segundo o órgão, se a chuva apontada pelos modelos meteorológicos se confirmar, o nível do Itajaí-Açu pode alcançar entre 7,5 e 8,5 metros. Com isso, moradores das áreas mais baixas são atingidos. Dois abrigos já foram abertos no município. 

O diretor da Defesa Civil de Rio do Sul, Renato Abre, diz que algumas ruas de Rio do Sul começam a alagar quando a água atinge os 7 metros. Ao meio-dia de hoje, quando o rio Itajaí-Açu estava em 5,79 metros, o acesso a duas ruas do município já estavam interditados. Com 7,5 e 8 metros a água já começa a atingir casas.

Portanto, segundo Renato, a recomendação é que os moradores dessas áreas se preparem para uma enchente e, se necessário, procurem os abrigos. As duas estruturas abertas ficam nos bairros Bela Aliança e Taboão, os mais suscetíveis a inundações.

A chuva na região já ultrapassou os 120 milímetros no município nas últimas 24h e a previsão é de mais chuva ainda para este sábado. No domingo, o volume deve diminuir consideravelmente. O nível do Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul, assim como o das barragens e a cota de inundação por ruas, pode ser acompanhado no site oficial da Defesa Civil de Rio do Sul. Emergências devem ser comunicadas no telefone 199.

Barragens

Ao meio-dia, a barragem de Taió estava com as sete comportas fechadas para reter a água da chuva. O percentual de ocupação do reservatório era de 2,6%. Na barragem de Ituporanga uma comporta está fechada e as outras quatro abertas. Elas não podem ser fechadas porque estão em manutenção em virtude dos estragos provocados nas enchentes do ano passado. Ainda assim, a estrutura contém parcialmente a chuva. A vazão da água que passa pelos dutos abertos é menor do que se a passagem fosse direta.
 

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.