Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Geral

Safra do pinhão chega aos supermercados de SC e expectativa é de safra 25% maior

Maior município produtor de pinhão no Estado prevê colher até 1,5 mil toneladas neste ano

Florianópolis, 13/04/2022 17h16 | Por: Redação | Fonte: Epagri
Foto: Aires Mariga/Epagri/Divulgação

A semente mais cobiçada do inverno catarinense já está à venda em praticamente todos os supermercados do Estado. Com o inicio da colheita do pinhão, a expectativa é que a safra deste ano seja 25% maior em relação a 2021, o que significa que os planos são de 6 mil toneladas. De acordo com a Epagri, o preço pago ao produtor neste começo de safra está por volta de R$ 4,50 o quilo, mas o preço ao consumidor pode ser encontrado abaixo de R$ 10.

Segundo César Oliveira de Arruda, extensionista rural da Epagri no município de Painel, a demanda está maior do que a capacidade colheita, fator que pode elevar o preço nas próximas semanas, mas que tende a se estabilizar entre final de abril e a primeira quinzena de maio, quando a oferta será maior.

Painel, que é o maior produtor do Estado, estima colher entre mil a 1,5 mil toneladas, bem mais que as 800 toneladas colhidas em 2021. “O município produz mais que isso, mas não consegue colher tudo porque falta mão de obra. A atividade é familiar e a coleta fica a cargo dos jovens, pois é necessário para subir nas árvores para retirar a pinha”, afirma César, que participou do programa A Casa é Sua desta quarta-feira (13). 

Ao mesmo tempo, ele explica que o fato de os produtores de pinhão serem os proprietários das terras tem um lado positivo: eles conhecem as araucárias e portanto sabem identificar o ponto de maturação das pinhas, permitindo que a colheita ocorra na data certa e garantindo um pinhão maduro, com sabor diferenciado, e consequentemente, mais valorizado.

publicidade

O extensionista relata que a colheita deve durar cerca de três meses e meio, garantindo um bom volume. “Nossos produtores vão trabalhar de forma intensiva para colher o máximo que podem”, diz. O extrativismo do pinhão representa importante fonte de renda para muitas famílias do Planalto Serrano.

Os municípios  maiores produtores de pinhão do Estado são municípios do Planalto Sul Catarinense. A colheita em Santa Catarina iniciou no dia 1° de abril atendendo uma lei criada em 2011 com o intuito de preservar a espécie.

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.