Das 28 praias certificadas pelo Programa Bandeira Azul no Brasil, 12 são de Santa Catarina, quase todas no Litoral Norte.
Das 28 praias certificadas Programa Bandeira Azul, 12 são de Santa Catarina, quase todas na região do Litoral Norte do Estado. O mesmo acontece com as marinas, dos seis locais que conquistaram a certificação, três são do Estado. O resultado foi divulgado no último fim de semana.
Segundo Leana Bernardi, coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, o ano foi desafiador para que as praias e marinas cumprissem com todos os critérios estabelecidos pelo programa. “Por conta da pandemia, houve dificuldade para alguns em realizar testes de balneabilidade da água e certas atividades relacionadas ao programa. No entanto, com a ajuda de nossos parceiros, todos os critérios foram cumpridos, ganhando reconhecimento do júri nacional e internacional”, afirma. A cerimônia de entrega das bandeiras acontece entre novembro e dezembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul.
Para se qualificar para o Prêmio Bandeira Azul, é preciso cumprir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, seguranças e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.
As praias certificadas em Santa Catarina são:
Praia Grande – Governador Celso Ramos/SC
Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú/SC
Praia do Estaleirinho – Balneário Camboriú/SC
Praia de Piçarras – Balneário Piçarras/SC
Praia da Saudade (Prainha) – São Francisco do Sul/SC
Praia do Forte - São Francisco do Sul/SC
Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas/SC
Praia de Mariscal – Bombinhas/SC
Praia da Conceição - Bombinhas/SC
Praia Grande - Penha/SC
Praia da Bacia da Vovó - Penha/SC
Praia da Saudade - Penha/SC
As marinas são:
Iate Clube de Santa Catarina (sede centro) – Florianópolis/SC
Marina Tedesco – Balneário Camboriú/SC
Marina Itajaí - Itajaí/SC
O PROGRAMA
O Programa Bandeira Azul é considerado a maior premiação global dedicada a gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. O programa promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas e desafia as autoridades locais e os gestores a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.
O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em qualidade e proteção ambiental.
O Programa Bandeira Azul existe desde 1987, e foi criado com o apoio da União Europeia. Nio início premiava apenas praias e marinas de 10 países da Europa. Mais tarde ampliou a lista de países, e começou a se espalhar pelo mundo. Em 2009 chegou ao Brasil.
O programa é desenvolvido pela FEE – Foundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede, localizado em Florianópolis – SC.